Artigos

Dispneia: Um sintoma comum



Dispneia: Um sintoma comum

Um sintoma comumente relatado pelos pacientes é a dispneia, termo médico que se refere a sensação de falta de ar. Ela tem múltiplas causas, algumas relativamente benignas, como a falta de condicionamento físico e os distúrbios de ansiedade. Às vezes, indivíduos sedentários, quando fazem uma atividade física acima da usual, sentem esta sensação de que o ar “está faltando”. O mesmo pode ocorrer com pessoas muito ansiosas que apresentam a chamada respiração suspirosa, onde frequentemente elas têm a necessidade de fazer incursões respiratórias mais profundas.

Porém, a dispneia é um sintoma que pode acompanhar as doenças pulmonares e cardíacas. Várias doenças pulmonares são passíveis de ocasionar este sintoma, como as crises asmáticas, as exacerbações da doença pulmonar obstrutiva crônica ou enfisema pulmonar, as pneumonias graves, etc.

Uma causa comum de dispneia é a insuficiência cardíaca. Nesta síndrome, o coração apresenta uma dificuldade de bombear o sangue em direção a circulação sistêmica o que ocasiona o acúmulo deste nos capilares pulmonares, levando a transudação de líquido para os brônquios e alvéolos. Esta congestão pulmonar acarreta uma dificuldade nas trocas gasosas e estimula determinados receptores localizados na intimidade dos pulmões ocasionando a sensação de falta de ar.

A insuficiência cardíaca pode ser causada por algumas doenças do coração, como as que acometem o miocárdio (músculo do coração), as valvas cardíacas, a circulação de sangue nas artérias coronárias e as arritmias cardíacas. Quanto mais precocemente os indivíduos com estas condições e que apresentam dispneia, forem tratados, menor a chance de eles evoluírem para situações de maior gravidade que podem ocasionar até a morte.  Pessoas que apresentam este sintoma devem procurar atendimento médico para ter sua causa diagnosticada e serem submetidos a uma intervenção terapêutica, evitando a progressão para quadros mais problemáticos.