Política

Distrito Empresarial VI ainda aguarda laudo da Cetesb



Distrito Empresarial VI ainda aguarda laudo da Cetesb
Wagner Kamyama na tribuna sabatinado pelo vereador João Pedro Siqueira

Foi o que disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável Wagner Kamyama durante sabatina na Câmara nesta terça-feira, 7, que durou cerca de 40 minutos. Entre os temas levantados pelos vereadores, a demora na liberação do Distrito Empresarial VI, que já está com a infraestrutura pronta. O secretário esteve na Câmara atendendo convocação do vereador João Pedro Siqueira e aprovada pelos vereadores.

“Dependemos de laudo da Cetesb, que demorou mais do que a gente esperava, por conta da pandemia. A partir desse laudo é que poderemos para criar as matriculas dos 40 lotes e publicar o edital de licitação que já está na PGM -Procuradoria Geral do Município - para aprovação. Estamos na fase final”, afirmou.  Segundo ele, devido ao interesse de muitas empresas, superior ao número de lotes disponíveis, a prefeitura realizará uma licitação pública e vence a que oferecer maior valor.

Kamyama abordou ainda a situação dos outros Distritos Industriais. “Não fomos nós que entregamos esses distritos sem infraestrutura. O Distrito I está quase completo, mas os Distritos II e III ainda tem ruas sem asfalto, sem água e esgoto. Sem esses benefícios não tem como regularizar a situação das empresas. O tesouro municipal não tem recursos para investir. Temos que buscar emendas”, afirmou. Ouviu do presidente da Câmara, Gustavo Pinato, a celebre frase: “casou com a viúva tem que assumir os filhos”. Ele citou ainda que a prefeitura está recuperando áreas destinadas as empresas Delícias do Porco e Ecopav, mas que ainda depende de análise de contestação.

Na sabatina, o secretário lembrou que nenhuma medida é tomada em relação a destinação de área para empresa sem parecer da PGM.

Na sessão, a penúltima antes do fechamento do ano legislativo, os vereadores votaram 11 projetos, a maioria de denominação de vias públicas no residencial Jardim dos Ingleses.

O veto do prefeito ao projeto do vereador Cabo Santos, aprovado pelo legislativo e que extingue a taxa de licença no carnê de IPTU, foi lido no expediente, mas não foi votado pelos vereadores.

A próxima sessão, na terça-feira, 14, no encerramento do ano legislativo, os vereadores votarão o projeto de orçamento do município para 2022, que estima receita e fixa despesa em R$ 292 milhões.

A Câmara municipal de Fernandópolis realizará na quarta-feira, 8, uma audiência pública que ocorrerá no plenário da Casa de Leis, a partir das 18h30, que tratará sobre um projeto de lei de autoria do vereador Daniel Arroio, que trata da implantação de ciclovias em novos loteamentos da cidade.

De acordo com o projeto nos futuros loteamentos deverão ser instaladas, obrigatoriamente, nos canteiros centrais das avenidas, faixas destinadas para ciclovias, obedecendo às normas técnicas aprovadas pela Secretaria Municipal de Obras. A implantação ficará totalmente expensas dos loteadores, excetuam-se da obrigatoriedade os loteamentos de interesse social.