Saúde

Divulgado Relatório Final sobre surto de Salmonela



Divulgado Relatório Final sobre surto de Salmonela
Em reunião na sala de imprensa da prefeitura, nesta quarta-feira, 10, foi discutido o caso do surto de Salmonela, que infectou mais de 130 pessoas em Fernandópolis, em setembro, e culminou na morte de Maria das Dores, 58, internada na Santa Casa no dia 4 de setembro com quadro agudo de diarréia, vindo a falecer uma semana depois.

Estiveram presentes à reunião representantes dos cerca de 40 açougues e casas de carnes existentes na cidade, recebidos pela Diretora da Saúde, Lígia Barreto, ao lado do procurador jurídico do Executivo, Jurandy Pessuto, que apresentaram a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da Fundação Educacional de Fernandópolis, Profa. Dra. Márcia Luzia Rizzatto, responsável por palestra educativa sobre os riscos de contaminação dos alimentos.

“Um funcionário de um estabelecimento que não tem higiene adequada, quando manipular algum alimento, pode contaminá-lo. As pessoas que manipulam algum tipo de alimento não devem ter unhas compridas”, disse Márcia.

“Estamos adequando também nossa equipe de fiscalização, e a partir de agora, após a palestra e a visita aos estabelecimentos, começaremos também a multar quando alguma orientação ou determinação da Vigilância Sanitária não for acatada e respeitada”, disse Lígia Barreto.

Além da palestra de Márcia Rizzatto, a Diretoria da Saúde também divulgou oficialmente o Relatório Final sobre o surto de Salmonela no mês passado.

Segundo consta no documento oficial divulgado, no mês de setembro 113 pessoas que tiveram quadro de diarréia foram entrevistadas; 69 pessoas tiveram quadros de diarréia por causa alimentar e ingeriram o mesmo alimento; 8 pessoas foram hospitalizadas, sendo que uma faleceu.

Dos exames de coprocultura realizados em pessoas com quadro de diarréia, nove apresentaram resultado positivo para Salmonela, incluindo o exame de Maria das Dores, e três foram negativos. Também foram realizados exames em funcionários do estabelecimento que comercializou uma maionese contaminada no dia 2 de setembro, um domingo. Todos os 22 exames realizados no quadro de funcionários da casa de carne tiveram resultados negativos tanto na coprocultura quanto na pesquisa de parasitas oportunistas e Hoffman.

A preocupação de muitos consumidores de alimentos manipulados em açougues e casas de carnes recai principalmente na falta de fiscalização por parte de funcionários da Prefeitura nos estabelecimentos que comercializam tais produtos, pois esse comércio acontece principalmente aos finais de semana, período em que a prefeitura não tem fiscais trabalhando.

Segundo informou Márcia Rizzatto, a Salmonela não é encontrada somente em ovos, ela pode estar também em carnes, por isso é que em locais onde há a desossa das peças de carne em açougues não devem ser utilizadas também para a manipulação de alimentos para a confecção de lingüiças, farofas ou maioneses.
O 1.º Distrito Policial ainda mantém inquérito para apurar as causas da morte de Maria das Dores.