Saúde

Doações de medula começam esta semana



Doações de medula começam esta semana
A Campanha de Doação de Medula que está sendo divulgada em Fernandópolis se intensifica; nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho os interessados em fazer doações poderão procurar os postos autorizados para fazer o teste sanguíneo.

A Campanha de Doação de medula, que é promovida pela Diretoria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Pio XII de Barretos, recebe esta semana os interessados em se tornarem doadores. Serão realizados exames para diagnosticar a compatibilidade sanguínea do futuro doador.

No dia 31 de maio, a Fundação Educacional de Fernandópolis será responsável pelos exames; no dia 1º de junho será a vez da Unicastelo e no dia 2 de junho, os exames serão realizados no Postão de Saúde, com a participação das duas faculdades.

O horário de atendimento é das 8h às 17h. O interessado em ser doador deve ter entre 18 e 55 anos, boas condições de saúde, preencher um cadastro com dados completos, e coletar uma pequena amostra de sangue (10ml) para identificar tipo. Seus dados serão enviados junto com resultado do exame para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula) no Rio de Janeiro e ficará registrado até surgir um paciente que precise da doação e que não tenha doador na família. O doador será convocado e serão tomados os procedimentos necessários para a doação. A doação é simples e segura, portanto não há risco para o doador.