Economia

Domingo é dia de feira? É sim, senhor!



Domingo é dia de feira? É sim, senhor!
Feira Livre de Jales

Terminar o domingo sem dar aquela passadinha na feira para comer um pastel, bater papo com os amigos e comprar frutas, verduras, legumes, galinha caipira e peixes fresquinhos está na rotina semanal do povo paulista. Recentemente, em cumprimento aos decretos estadual e municipal, as feiras livres da região foram suspensas e os feirantes passaram a aguardar em casa por novas decisões do Governo do Estado.

Mesmo com algumas restrições como a proibição de consumo no local, as feiras reabrirão neste final de semana. A decisão foi baseada a partir de um ofício do Secretário Estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, em que solicita a liberação da realização das feiras livres, em função dos produtores rurais estarem perdendo suas produções.

Feira Livre de Jales

A previsão é de que os feirantes de Fernandópolis, Jales e Mira Estrela retornem às atividades e os clientes poderão comprar, mas não consumir no local. Em Jales, que já havia decidido na última terça-feira, 31, as feiras serão realizadas aos sábados das 6h às 11h e, às quartas-feiras das 16h às 20h, sob a recomendação de que os clientes evitem levar crianças e idosos para o local.

Prefeitura de Fernandópolis

Em Fernandópolis, os feirantes retomarão as suas atividades no próximo domingo, 5, também sob recomendações como a obrigatoriedade de álcool gel nas bancas, proibição de manipulação de alimentos pelos clientes, sendo esta permitida apenas pelos comerciantes e consumo no local não autorizado. O Prefeito de Fernandópolis, André Pessuto e o Secretário Municipal de Saúde, Ivan Veronesi participaram da reunião na qual os feirantes decidiram pela reabertura da feira livre.

Outro município que retomará as atividades dos feirantes já a partir desse final de semana é Mira Estrela. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, as feiras serão realizadas aos sábados e domingos, das 7h às 14h, não sendo permitido o consumo de alimentos no local. Para tanto, fica proibida a disponibilidade de mesas e cadeiras aos clientes.

Por enquanto, não será possível comer um pastel e bater papo com os amigos nas barraquinhas da feira. Mas pelo menos, os clientes poderão comprar frutas, verduras, legumes, galinha caipira e peixes fresquinhos para degustar com a sua família. Afinal de contas, em tempos de coronavírus, o isolamento social continua sendo fundamental para conter a disseminação do Covid-19 na região.