Política

Dória alerta que piora nos índices leva região direto para Fase Vermelha



Dória alerta que piora nos índices leva região direto para Fase Vermelha

Após cinco meses cumprindo medidas restritivas, o estado São Paulo está pela primeira vez com todas as regiões na fase amarela do plano de reabertura econômica. Franca e Ribeirão Preto, únicas regiões que ainda estavam na fase laranja, avançaram nesta sexta-feira, 11.

"No estado todo a pandemia regride de maneira sólida. Caminhamos para a oitava semana seguida de declínio nas internações, e as mortes estão em queda por cinco semanas", disse o governador João Doria.

Esta foi 13ª atualização do Plano São Paulo, programa estadual de retomada econômica. Ele tem cinco fases: a vermelha é a situação mais preocupante em relação à pandemia do novo coronavírus e impõe mais restrições à população; em seguida aparecem a laranja, a amarela, a verde e a azul. A última fase é para quando o cenário estiver controlado

As regiões classificadas na fase amarela podem reabrir atividades como shopping center, comércio, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias. Todos com capacidade reduzida e horário de funcionamento limitado.

O governador João Doria também anunciou uma mudança na forma como é feita a reclassificação do Plano São Paulo. A partir de agora, todas as requalificações passam a ser mensais e não mais quinzenais. Assim, a próxima atualização será feita no dia 9 de outubro. Para Doria, um período mais longo de monitoramento poderá dar segurança para progredir nas regiões até a fase verde. Além disso, em caso de piora nos índices de alguma região, ela regredirá direto para a fase vermelha - a mais restritiva - e não mais para a laranja.

"Se houver piora significativa nos indicadores, manteremos a regra de declínio imediato para a fase vermelha. Não haverá retorno para a fase laranja. Mantida a atual a atual situação seguiremos todos para a fase verde", afirmou Doria.

Em Fernandópolis, a média diária de novos casos positivos de Covid-19 registrados no município baixou 30,1 relativos à semana que compreende o período entre 16 à 22 de agosto para 16 casos/dia no comparativo com a semana seguinte, uma queda de 47,84% em sete dias. Na terceira semana consecutiva considerada na análise, foram registrados mais 88 casos, uma média diária de 12,57, o que representa uma redução de 58,2% no comparativo com a primeira semana.

Nesta última semana que marca o início da fase amarela na região que integra Fernandópolis, do último domingo, 6, até esta quinta-feira, 10, mais 95 pessoas já testaram positivo para novo coronavírus, uma média diária de 19 pessoas infectadas, o que representa um aumento de 7,6% no comparativo com a semana anterior. Vale ressaltar que só nos últimos três dias, 89 pessoas testaram positivo para a doença.