Geral

Doria mantém região de Fernandópolis na fase laranja do Plano São Paulo



Doria mantém região de Fernandópolis na fase laranja do Plano São Paulo

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 26, a nova classificação das regiões no Plano São Paulo. Fernandópolis que faz parte da microrregião de São José do Rio Preto permanece na fase 2 (laranja) da quarentena até o dia 14 de julho. O plano é composto por cinco fases, sendo que a 1 (vermelha) é a mais restritiva às atividades econômicas e a 5 (azul) libera todos os setores, sem restrições.

Com a classificação, em Fernandópolis fica permitido o funcionamento de algumas atividades, com restrições, e mantém fechados estabelecimentos salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes, que só poderão reabrir para atendimento ao público quando a cidade atingir a fase 3 (amarela), e academias, que só serão permitidas a partir da fase 4 (verde).

Indicadores de cada DRS - Departamento Regional de Saúde - determinam cinco possíveis fases de reabertura de atividades econômicas não essenciais. Os critérios são: (1) média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para Covid-19; (2) número de leitos UTI Covid-19 por 100 mil habitantes; (3) e taxas de acréscimo ou decréscimo de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior.

Com o aumento exponencial dos casos positivos no município, havia o risco de Fernandópolis regredir para a fase anterior. Apesar de não ter avançado para uma fase que permita maior flexibilização, o balanço é avaliado como positivo pelos prefeitos que integram a região quando levando em consideração o risco de regressão para fases anteriores por conta do aumento dos casos positivos. O Estado de São Paulo fará 100 dias de quarentena no próximo dia primeiro de julho.