Saúde

Dória mantém região na “zona laranja”



Dória mantém região na “zona laranja”

A região administrativa de Rio Preto foi mantida na fase 2 (zona laranja) do plano São Paulo na primeira avaliação feita pelo governo do Estado nesta quarta-feira, 3, em anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB). A expectativa era de que a região poderia avançar para a fase 3 (zona amarela), que permitiria abrir novos setores da economia como bares, restaurantes. A mudança, no entanto, deve ocorrer somente a partir do dia 15 de junho.

O governador João Doria divulgou a primeira avaliação semanal sobre as taxas de capacidade hospitalar e avanço da contaminação da Covid-19 com base no Plano São Paulo, que prevê cinco etapas para a flexibilização de serviços nas diferentes regiões do Estado. A região de Rio Preto — formada por 102 municípios que compõe a Diretoria Regional de Saúde (DRS-15) — ficou na fase 2, denominada pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, como "controle".

O governador endureceu o discurso em relação a prefeitos que querem avançar de fase e liberar segmentos da economia. "É muito importante desfazer opiniões equivocadas sobre o Plano São Paulo. São Paulo não liberou geral, a retomada da economia será feita de forma gradual, sensível, segura e amparada na ciência. Nenhuma medida aqui será precipitada", afirmou o tucano.

"Nenhum dos 645 municípios, prefeitas e prefeitos de São Paulo, além evidentemente do Bruno Covas que está aqui do meu lado, vai transformar a sua cidade numa festa de abertura. Não é hora de celebração e nem de festa. É hora de atenção, concentração e respeito pela saúde".

O governo do Estado leva em consideração dados coletados nos municípios pela DRS-15 — no caso da região de Rio Preto. O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que são levados em consideração a taxa de ocupação de leitos, número de leitos de UTI por 100 mil habitantes, além da evolução do número de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior.

De acordo com a evolução da pandemia, uma região pode até recuar para a fase 1 (vermelha), que prevê medidas de isolamento social mais rígida. Segundo Vinholi, a cidade de Votuporanga fez opção por uma flexibilização precoce, houve redução na capacidade hospitalar do município, o que levou o prefeito João Dado (PSD) a anunciar o fechamento do comércio, que é permitido na fase 2 (laranja).

Na próxima quarta-feira, 10, Doria vai divulgar um novo balanço do plano com a possibilidade de reclassificação das regiões para fases mais ou menos restritas de reabertura econômica a partir do dia 15. "Essa realidade será mantida, no mínimo, até o próximo dia 15 de junho na atual quarentena", afirmou o governador. (Com Diário da Região)