Política

Doria prorroga quarentena em SP por 15 dias



Doria prorroga quarentena em SP por 15 dias
Miguel Schincariol/Getty Images

O governador de São Paulo, João Doria anunciou na tarde desta segunda-feira, 6, a prorrogação da quarentena no estado. O comunicado foi feito durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Dessa forma, a medida que estaria vigente até essa terça-feira, 7, passará a valer até o dia 22 de abril.

De acordo com informações do governo, o contágio já chegou a cem cidades paulistas e que por essa razão, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa. Apenas os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento. Durante a entrevista, o governador disse que forças policiais estão autorizadas a atuar contra aglomerações, se necessário.

“As guardas municipais ou metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas", disse.

Uma projeção do Instituto Butantan, centro de pesquisas biomédicas vinculado à Secretaria de Estado da Saúde estima que a prorrogação da quarentena por mais 15 dias pode evitar 166 mil óbitos em São Paulo, 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs -  Unidade de Terapia Intensiva.

O estado já registrou 247 mortes e 4.620 casos positivos de coronavírus. Ao todo, mais de 400 hospitais entre públicos e privados já notificaram casos suspeitos.