Artigos

Dr. Luiz Flávio: "Parada cardiorrespiratória, uma condição fatal"



Dr. Luiz Flávio: "Parada cardiorrespiratória, uma condição fatal"

O termo ataque cardíaco é um termo genérico e impreciso usado para descrever o infarto agudo do miocárdio e que gera uma certa confusão com a parada cardiorrespiratória. O Infarto agudo do miocárdio é consequente à obstrução de uma artéria coronária, na maioria das vezes causada por um coágulo que se forma sobre uma placa aterosclerótica. 
A parada cardiorrespiratória é a interrupção súbita da circulação sanguínea consequente à perda da capacidade do coração de bombear o sangue para as artérias. Uma das causas principais é o infarto do miocárdio, porém existem várias outras condições que podem levar à parada cardiorrespiratória. De um modo geral estas pessoas desenvolvem uma arritmia cardíaca que é chamada fibrilação ventricular, onde o coração para de se contrair e se não tratada rapidamente ocasiona a morte. O tratamento é feito através das manobras de ressuscitação cardiorrespiratória e de um choque elétrico liberado através de um desfibrilador. 
A pessoa que apresenta uma parada cardiorrespiratória perde a consciência e para de se movimentar e de respirar. Portanto, frente a uma situação onde um indivíduo perde a consciência e cai ao solo, é imperativo pedir ajuda rapidamente. Deve-se acionar um serviço de emergências rapidamente, pois quanto mais tempo a pessoa fica sem receber estas manobras de ressuscitação, menor a probabilidade de ela sobreviver. Em Fernandópolis deve-se solicitar o atendimento do SAMU. Na comunicação com este serviço é importante mencionar a perda da consciência e a interrupção da respiração. 
Atualmente o choque elétrico é administrado por meio de um aparelho chamado desfibrilador externo automático, conhecido como DEA, que é muito eficaz em reverter a parada cardiorrespiratória, desde que empregado precocemente.