Esporte

Dupla vence campeonato e garante vaga no Mundial de Paraquedismo



Dupla vence campeonato e garante vaga no Mundial de Paraquedismo
Nos dias 5 e 6 de dezembro, os fernandopolenses Andrea Luz Basílio e Leandro Perin Aguiar venceram o Campeonato Brasileiro de Paraquedismo, realizado na cidade de Boituva (SP) e garantiram o direito de participar do Mundial de paraquedismo que ocorrerá em julho na Rússia.

Além do campeonato mundial, a dupla competirá no Brasileiro de Paraquedismo em novembro e no Sul-Americano de Paraquedismo em dezembro.

O esporte, conhecido como Freestyle, é um salto praticado a 13 mil pés de altura -aproximadamente 4 mil metros - sendo que os primeiros 35 segundos são avaliados pelos juizes. O Freestyle é praticado em dupla, sendo uma performancer e o cameraman. Trata-se de uma modalidade de paraquedismo que tem semelhança com o balé, o que proporciona imagens de grande impacto visual, com velocidade acima de 250 km/h.

A dupla – mais conhecida como Déia e Piauí - realiza uma rotina no ar e, posteriormente, as imagens são julgadas pelos juízes, sendo que 50% dos pontos são pela filmagem e os outros 50% pela performance do atleta. O que faz do paraquedismo um dos únicos vídeoesportes do mundo.

Sobre a dupla:

Andréa Luz Basílio (Déia) é natural de Fernandópolis e tem em seu currículo mais de 800 saltos. Sempre gostou e praticou esportes, começando no paraquedismo em 2002. Com muita coragem, a fernandopolense driblou os medos e receios da mãe e literalmente passou a se jogar do avião quase todos os finais de semana, na cidade de Boituva-SP, onde está localizado o Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), que é considerada a maior área de saltos da América do Sul.

Já Leandro Perin Aguiar, o Piauí, é natural de Lins e tem no currículo mais de 2400 saltos. Após sofrer um trágico acidente em 2007, em Nova Zelândia - onde trabalhava como cameraman de saltos - teve sua carreira temporariamente interrompida. Muitos médicos acharam que Piauí nunca mais voltaria a andar e muito menos saltar novamente. Após muito treino e fisioterapias, Piauí começou a praticar ciclismo e com muita força de vontade e determinação, conseguiu ficar em forma, voltando a saltar um ano e meio após o acidente.

Déia e Piauí, além de parceiros há um ano e meio, são também namorados. “A gente pretende servir de exemplo para aqueles que sonham e têm grandes objetivos. Uma frase do ciclista Lance Armstrong dizia: O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre. Sendo assim, o importante é ter muita força de vontade e nunca desistir, mesmo que dificuldades no percurso pareçam mudar o foco”, disseram.