Polícia

Durante operação, Polícia Ambiental multa madeireiras por irregularidades



Durante operação, Polícia Ambiental multa madeireiras por irregularidades

Durante a Operação “Gaia”, realizada ontem, 10, as equipes da 2ª Companhia da Polícia Ambiental de Fernandópolis fizeram fiscalizações em empresas madeireiras nos municípios de Floreal, Jales, Ouroeste, Santa Fé do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga com o objetivo de fiscalizar as atividades das empresas.

Foram realizadas consultas dos CTF’s - Cadastros Técnicos Federais - junto ao IBAMA, e a medição das madeiras existentes nos depósitos das empresas. Em seguida, as comparações entre os dados que existiam nos pátios e os dados dos estoques virtuais do sistema DOF - Documento de Origem Fiscal, sendo analisadas as espécies e as variações nos volumes totais. Além de verificar as madeiras declaradas em estoque, que não estavam de acordo com as encontradas nos pátios das empresas, onde foram apontadas as irregularidades.

Em uma das madeireiras fiscalizadas, foi registrado déficit no estoque em relação ao sistema DOF, com uma diferença no total de 11,62 m³ de madeira nativa; sendo elaborado auto de infração ambiental por venda de madeira sem licença válida.

Também foi constatado um excesso no estoque em relação ao sistema DOF, com uma diferença de 12,90 m³ de madeira nativa. O estabelecimento foi multado por ter em depósito madeira em desacordo com a licença obtida e por adquirir para fins comerciais 41,5 m³ de madeira sem exigir a licença do vendedor.

Somado, as madeireiras foram multadas em pouco mais de R$18 mil reais por comércio e aquisição de madeira nativa em desacordo com a legislação ambiental.

Samuel Leite - estagiário sob supervisão