Em tempo de epidemia de dengue, de novos casos de covid e também de gripe, é comum muita gente confundir os sintomas. Dor de cabeça, febre, mal-estar, por exemplo, são sintomas comuns nas três doenças.
Por isso é preciso atenção. Em caso de suspeita de alguma dessas doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Somente um médico pode fazer o diagnóstico correto, alerta o Ministério da Saúde. Em caso de sintomas, o recomendável é uso da máscara para evitar disseminar a doença, principalmente gripe e Covid.
A dengue é doença que está assustando os brasileiros, transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Aqui na região, a volta ao vírus tipo 3 está preocupando as autoridades de saúde pelo fato dele não circular por aqui há mais de 15 anos, o que aumenta risco de epidemia. Neste ano já foram registradas duas mortes por dengue na região, uma em Votuporanga e outra em Parisi.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.É importante ficar atento aos sinais que indicam um quadro grave da doença que podem surgir depois do declínio da febre, entre o 3° e o 7° dia do início da doença. A dengue não apresenta sintomas respiratórios.
Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido de pessoa a pessoa durante o período do inverno, embora possa estar presente em outras estações, principalmente nesta época de calor com as pessoas confinadas em salas com ar condicionado.
“Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.
A chegada de nova variante no Brasil, a JN.1 da ômicron no final do ano passado está sendo apontada como causa do aumento de casos de Covid no Brasil nas últimas semanas. Com o carnaval, o cenário deve piorar em todo o Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia. A exemplo da dengue, os sintomas iniciais da Covid são febre, dor no corpo e mal-estar
Aumenta a cada dia o número de pessoas que estão indo a procura de exames para saber se estão com dengue, covid ou mesmo uma gripe. A Santa Casa, em nota, alertou para o aumento da procura por atendimento nos últimos dias com repercussão no tempo de espera para o atendimento. Chegou a anunciar reforço na equipe médica do pronto socorro. Na UPA também há registro de aumento na procura por atendimento. Veja abaixo os sintomas de cada doença: