Geral

Educação municipal inicia 2ª etapa do Programa Letra e Vida



Após a realização da 1ª etapa do Programa Letra e Vida, destinado a capacitação de educadores para o desenvolvimento da aprendizagem voltada à construção do conhecimento, a Prefeitura através da Diretoria de Educação iniciou esta semana a 2ª etapa do projeto. A aula inaugural foi realizada segunda-feira, dia 6 de agosto, no Centro do Professorado Paulista (CPP).
A 2ª parte do programa visa atender a rede municipal infantil formada por 3,5 mil alunos de 0 a 6 anos. No período de agosto deste ano a junho de 2008, a formadora Maria Cirlei Pagliarani Branco, supervisora municipal de ensino, ministrará aulas de capacitação para 110 professores da rede infantil.
De acordo com Maria Cirlei, todo material utilizado no projeto foi adquirido pela Prefeitura e já está nas mãos dos professores. “Ainda nesse semestre vamos iniciar a formação em Matemática para professores do ensino fundamental de 1ª a 8ª série, com a professora Ana Lúcia Feitosa de Souza, de São José do Rio Preto”, completa a supervisora de ensino.
A 1ª parte do curso foi direcionada a professores de 1ª a 8ª série, diretores e coordenadores da Diretoria Municipal de Educação. Eles participaram do treinamento e tiveram a oportunidade de colocá-lo em prática durante um Sarau de Poesias realizado na EMEF José Zantedeschi, dia 4 julho. Na ocasião, alunos de 1ª a 4ª séries da escola expuseram e declamaram poesias próprias e de autores conhecidos. Além disso, alunos da EMEF José Gaspar Ruas, desenvolveram a atividade “Brincadeiras e Jogos”, que também faz parte do Programa. O curso de aperfeiçoamento teve carga horária de 180h e a participação de 80 docentes.O programa Letra e Vida é voltado para a leitura e escrita, priorizando trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula.