Educação

Educadores iniciam articulações para nova diretoria de ensino



Educadores iniciam articulações para nova diretoria de ensino
Mesmo ainda faltando cerca de cinco meses para a aposentadoria da atual dirigente de ensino Adélia Meneses da Silva, educadores do município e das 14 cidades que compõem a Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis já iniciaram as articulações para a escolha de seu sucessor.

Segundo consta, Adélia deve se aposentar em abril, após 13 anos à frente da Regional de Ensino que é composta pelos municípios de Estrela D’ Oeste, General Salgado, Guarani D’ Oeste, Indiaporã, Macedônia, Magda, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Turmalina e Fernandópolis.

Para o seu lugar já existe a cotação de alguns nomes como a do atual diretor da escola Saturnino Leon Arroyo, Carlos Antonio de Jesus Cabral e do coordenador do programa “Escola da Família” Neoclair Félix Nascimento, recentemente envolvido em denúncias de utilização do programa em troca de votos.

Aos dois nomes consta um extenso currículo, requisito necessário para assumir a Diretoria.  De acordo com o artigo 8° da Lei Complementar 836/97, para o provimento do cargo de dirigente regional de ensino é necessário ter: “curso superior, licenciatura de graduação plena, ou pós-graduação na área de educação, ser titular de cargo do quadro de magistério escolar e ter, no mínimo oito anos de efetivo exercício de cargo ou de função de suporte pedagógico educacional ou de direção de órgãos técnicos, ou no mínimo dez anos de magistério”.

Ambos cotados em Fernandópolis possuem esses requisitos. Pesa ainda a favor dos dois o fato de a última certificação de Dirigente Regional de ensino, realizada em 2011 ter vencido no mês de abril. Do contrário nenhum dos dois poderia ocupar o cargo.

Apesar das articulações entre os educadores, para que um dos dois, ou qualquer outro educador seja nomeado é preciso passar por um processo de escolha a critério da Secretaria Estadual de Educação.