Geral

EELAS ensina civismo aos alunos



EELAS ensina civismo aos alunos
Os alunos da Escola Estadual “Líbero de Almeida Silvares” (EELAS) cumprem, toda quarta-feira, às 7h30, um de seus deveres de cidadãos: o civismo.

Uma turma por semana, acompanhada pela professora Maria Bernardete Dias e pela diretora Lourdes Avanzo, hasteia a bandeira do Brasil enquanto canta o Hino Nacional. Logo após, é lido um texto sobre a temática da semana.

Na última quarta-feira, a sala que participou da atividade foi o 3º colegial B, onde a aluna Juliana Alves leu um texto sobre a história da adoção e como funciona o sistema brasileiro. A bandeira foi hasteada pelos alunos Marlon Vitor de Souza e Nayara Cristina Penha da Silva.

Lourdes Avanzo comentou a importância da adoção: “É um ato de amor, é algo sem limite. Vocês, jovens, que darão continuidade à sociedade, talvez venham a ser pais adotivos, e saberão doar um pouco de si e verão o quanto é gratificante”.

A diretora ainda abriu um leque maior sobre outro tipo de adoção: “A nossa cidade também nos adotou. Os fundadores de Fernandópolis queriam construir um lugar bom para seus filhos e acabaram também nos acolhendo. Por isso, precisamos selar nossa atividade como verdadeiros cidadãos, dando à cidade o respeito que damos aos nossos pais. Isso é um armazenamento de sentimentos bons, para quando vocês ficarem mais velhos, esses sentimentos floresçam”, concluiu.

Esse projeto é realizado pela escola desde 2003 e vem ganhando força e organização. Maria Bernardete não esconde sua satisfação quanto ao trabalho: “É uma oportunidade de falar sobre coisas do país para que os alunos entendam mais claramente seus papéis de cidadãos. A juventude é a força propulsora e precisamos educá-la pelo exemplo”.