Saúde

Efeito vacinação derruba números da Covid em Fernandópolis em quase 90%



Efeito vacinação derruba números da Covid em Fernandópolis em quase 90%

Desde o início do ano, o recrudescimento da pandemia da Covid-19 causou dor e tristeza entre os fernandopolenses. Os números da pandemia apresentaram subida exponencial, com os piores momentos registrados entre março e agosto. A campanha de vacinação veio trazer o alívio em setembro, quando os números da pandemia despencaram em quase 90%. Nesta semana, Fernandópolis chegou a 63,7% da população vacinada com duas doses das vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac ou com a dose única da Janssen.  
“Muitos fatores contribuíram positivamente para a redução de casos e a vacina chegou para trazer esse maior mecanismo de proteção a todos”, disse o secretário de Saúde Ivan Veronesi nesta semana, reforçando que, além da vacina, ainda é preciso manter os cuidados de prevenção como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. 
Entre março e agosto, foram registrados 7.776 casos positivos de Covid-19 e 249 óbitos. Depois da subida exponencial dos números, em setembro, o efeito da vacinação trouxe o alívio. Na comparação com agosto, a queda no registro de casos chegou 89,8%, caiu de 746 para 76 até quinta-feira. O registro de óbitos despencou de 28 para cinco casos.  

Na comparação com junho, mês com maior nível de contágio (2.039 casos positivos), a queda foi de 96,2%.  (Veja nos quadros a evolução da Covid em Fernandópolis desde janeiro). 

Nesta sexta-feira, 24, apenas seis pessoas estavam internadas na Santa Casa, na Ala da Covid-19, um na enfermaria e cinco em leitos de UTI. 
Depois de 14 dias sem registro de mortes, Fernandópolis voltou a registrar dois óbitos nesta semana. O homem de 82, é o ex-vereador José Nogueira. Ele morreu nesta quinta-feira, 23, após apresentar problemas de saúde no final de semana, quando foi internado na Santa Casa.
Zé Nogueira, como era conhecido, de família tradicional na cidade, foi vereador por dez anos cumprindo dois mandatos seguidos: de 83 a 88, no mandato do prefeito Newton Camargo e de 89 a 92, no mandato do prefeito Milton Leão.
A outra morte registrada foi de uma mulher de 50 anos que estava internada havia dois meses na UTI da Santa Casa.

REPESCAGEM DA VACINAÇÃO
A Secretaria de Saúde de Fernandópolis iniciou ontem, 24, e segue até segunda-feira, 27, a imunização contra Covid-19 do público de 18 anos ou mais que ainda não foi vacinado com a primeira dose. É a chamada repescagem. A imunização acontecerá das 08h às 14h, na Central da Saúde.
Antes e tomar a vacina é importante fazer o preenchimento do pré-cadastro no site ‘Vacina Já’. A ação agiliza o tempo de atendimento na hora da imunização. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.
Após o anúncio do Governo do Estado, Fernandópolis iniciou a antecipação de 12 para 8 semanas o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer. Quem já recebeu a primeira dose do imunizante poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação.
O cidadão poderá conferir na sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno a Unidade de Saúde, contando em seu calendário 28 dias antes da data até então sinalizada para receber a segunda dose.
O atendimento nas Unidades de Saúde de Fernandópolis é das 14h às 16h30. É necessário levar o comprovante de vacinação e um documento pessoal com foto.

TERCEIRA DOSE
A dose reforço da vacina contra a Covid-19 começa ser aplicada na segunda-feira, 27, nos idosos de 70 a 79 anos e imunossuprimidos.
A 3ª dose da vacina é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses (em fevereiro e março). Para ser imunizado é preciso procurar a Unidade de Saúde onde já recebeu as duas primeiras doses e levar a comprovação de vacinação, das 14h às 16h30 até o próximo dia 03 de outubro. Já a partir de 04 a 10 de outubro para o público de 60 a 69 anos.
Os números da vacinação até esta sexta-feira mostram que Fernandópolis aplicou 103.822 doses assim distribuídas: 58.356 (primeira dose), 44.589 (segunda dose ou dose única) e 877 (terceira dose). De acordo com os números 63,7% da população já está completamente imunizada.