Saúde

Elektro doa 139 refrigeradores para armazenar vacinas



Elektro doa 139 refrigeradores para armazenar vacinas

A Elektro – concessionária de energia elétrica - iniciou nesta quinta-feira, 25, a doação de 139 refrigeradores científicos destinados ao armazenamento de vacinas contra a Covid-19. A primeira remessa desses equipamentos já se encontra em Fernandópolis e será destinado aos municípios de Guzolândia, Santa Albertina, Suzanápolis, Vitoria Brasil e Marinópolis.

Também estão contemplados mais 36 municípios nas remessas que saíram da fábrica essa semana, entres eles estão:  Álvares Florence, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Florida Paulista, Itapura, Lavínia, Marabá Paulista, Narandiba, Nipoã, Nova Independência, Ouro Verde, Pacaembu, Parisi, Paulo de Faria, Pontes Gestal , Riolândia, Santa Mercedes, Tarabai, e Zacarias.

A distribuição dos equipamentos será gradativa e a previsão é que as demais cidades contempladas com a doação recebam as câmaras de refrigeração até o final do mês de março. A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores IDHM - Índices de Desenvolvimento Humano Municipal - e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Aneel - Agência Nacional de Eficiência Energética.

A doação desses equipamentos totaliza um investimento de R$ 2 milhões, que se somam às outras ações já realizadas pela empresa voltadas ao combate da pandemia como a compra de testes em parceria com a Fiocruz e a doação de respiradores, num montante que já alcança R$ 20 milhões nas distribuidoras da Neoenergia: Elektro (SP/MS), Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN).

“A vacinação é, nesse momento, a principal ação de combate à pandemia de Covid-19, por isso, estamos apoiando os municípios da nossa área de concessão que necessitam dos refrigeradores adequados para o armazenamento da vacina. A iniciativa reafirma o nosso compromisso social com as comunidades que atendemos, afirma Antônio Casanova, Diretor- presidente da Elektro.

Os novos refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos pela Elektro que possuem IDHM até 0,74. Serão beneficiados 132 municípios de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Responsável pela gestão dos programas de imunização, o governo do estado de São Paulo, parceiro na ação, receberá sete refrigeradores com capacidade de 280 litros, totalizando 139 refrigeradores doados. A instalação de cada refrigerador científico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh, que será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda.

Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. Os equipamentos também possuem sensores e um sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo. As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.