O provedor da Santa Casa de Fernandópolis Marcus Chaer cumpriu uma série de compromissos em Brasília nesta quarta-feira, 4. A agenda oficial teve como objetivo a busca por recursos, apresentação de projetos e troca de experiências para fortalecer a gestão da saúde. Ele viajou acompanhado de diretores.
No Ministério da Saúde, a equipe foi recebida pelo assessor especial Tiago Rolim, com quem discutiu pedidos de recursos relacionados ao atendimento extrateto (procedimentos realizados além do contrato com o Ministério), ao equilíbrio do déficit da tabela SUS e à possibilidade de novos credenciamentos.
Segundo nota, “em breve a Santa Casa participará de novos programas do Ministério com o intuito de incrementar seus recursos. Vale lembrar ainda que a Santa Casa conquistou, no último mês, reajuste no contrato SUS”.
A segunda reunião da agenda ocorreu no Senado Federal, onde foram apresentadas demandas diretamente aos senadores em busca de apoio para liberação de recursos destinados à saúde. O encontro destacou a importância de ações legislativas que atendam às necessidades dos hospitais filantrópicos.
Por fim, a equipe se reuniu com Asiel Araújo, Secretário de Relações Governamentais do Estado do Amapá, para trocar experiências sobre gestões hospitalares bem-sucedidas. Durante a conversa, foram apresentados projetos desenvolvidos pela Santa Casa e discutidos caminhos para estabelecer novas parcerias e iniciativas que contribuam para o fortalecimento de ambas instituições.