Economia

Em busca de recuperação, comerciantes se unem para formar associação



Em busca de recuperação, comerciantes se unem para formar associação

Seis meses depois de fecharem as portas por conta da pandemia e serem um dos últimos segmentos a retornar as atividades, o que aconteceu há 15 dias, os comerciantes donos de bares, restaurantes, padarias, serv festas e lanchonetes já se movimentam para montar uma associação. O objetivo é unir forças para recuperar o setor que movimenta cerca de 600 empregos diretos e indiretos na cidade. 
O movimento é liderado pelo comerciante José Augusto Silveira Gonçalves do Cupim Na Telha. Ele já organizou a primeira reunião na última segunda-feira com a participação de 15 comerciantes. “Já marcamos uma próxima reunião pra segunda feira agora e já estão confirmados cerca de 30 donos de estabelecimentos que mexem com comida e bebidas com os protocolos sanitários de segurança”, relatou ao CIDADÃO. 
A proposta de criar uma associação nasceu da dificuldade que estão enfrentando a partir da pandemia. “O nosso setor se sentiu abandonado em Fernandópolis”, disse. Através dessa associação eles esperam ter força de pressão junto aos poderes constituídos. “Queremos cobrar cursos profissionalizantes para formar cozinheiros, atendentes, churrasqueiros, padeiros, baristas. Tem curso técnico para tudo, menos para esse segmento que é grande gerador de empregos na cidade”, apontou. Outro ponto considerado, é a possibilidade do grupo realizar compras em conjunto e com isso ter poder para obter vantagens e não ficar refém das altas especulativas dos produtos como está ocorrendo no momento. Há também insatisfação desses comerciantes em relação a alta excessiva da taxa de licença de funcionamento e do próprio IPTU. “A Associação vai poder unir forças em defesa de uma classe que precisa se recuperar dos efeitos da pandemia. Nós estamos falando de estabelecimentos que geravam cerca de 600 empregos diretos e indiretos antes da pandemia. Queremos voltar a gerar esses empregos e por isso estamos unindo forças”, enfatiza. O segmento, segundo estimativa, reúne mais de 50 comerciantes. 
Na reunião de segunda-feira, 21, os comerciantes já devem decidir sobre a formação da diretoria e devem receber também os pré-candidatos a prefeito Renato Colombano e Henri Dias, que tomaram conhecimento do movimento e se colocaram à disposição para conversar com o grupo. “Estamos abertos a conversar com todos. Eles (Renato e Henri) pediram e vamos conversar, porque o nosso segmento foi mais prejudicado na pandemia”.
“Estamos completando a segunda semana de abertura com 40% da capacidade e retornamos num momento de alta dos produtos. É ainda um momento difícil, notamos que apenas os jovens estão saindo. As famílias ainda estão temerosas”, avaliou.
A reunião de segunda-feira, 21, acontecerá às 19h30 no Cupim Na Telha.