-(Matéria atualizada) - A Polícia Civil de Fernandópolis, em conjunto com a empresa Neoenergia Elektro e apoio da Polícia Científica deflagraram na manhã desta quinta-feira, 27, a Operação “Circuito Paralelo” de combate ao furto de energia e demais fraudes na rede de distribuição de energia em Fernandópolis, popularmente conhecido como gato.
As buscas, investigações, constatações e vistorias foram realizadas em 11 locais. A operação contou com mais de 60 agentes, dentre policiais civis e funcionários da empresa Neoenergia Elektro.
Em 11 diligências realizadas, em sete locais foram constatados crimes de furto qualificado em andamento, com consequente prisão, em flagrante delito, de quatro pessoas, todos empresários de Fernandópolis.
O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão.
Segundo a Neoenergia Elektro, além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.
O delegado assistente da Delegacia Seccional de Fernandópolis, Charles Winston de Oliveira, falou sobre a operação realizada nesta quinta-feira. Veja o vídeo abaixo: