Artigos

Em família unida, os negócios prosperam



Em família unida, os negócios prosperam

Quem disse que negócios em família não dão certo? A junção das duas irmãs Elaine Mara Arouca Poço Ikeda e Eucléia Maria Arouca Poço Rosa, prova totalmente ao contrário do que dizia os antigos ditos populares. As duas, ao lado dos maridos, são responsáveis pelos mais de 25 anos de sucesso da floricultura e buffet Casa & Jardim. Recentemente, mesmo em meio a algo que já pode até ser denominado como crise no município, onde a cada dia o comércio reclama mais da queda nas vendas, as irmãs Arouca Poço apostaram mais uma vez na cidade e investiram pesado na construção de uma nova sede para o empreendimento. Nascidas em Fernandópolis, elas decidiram devolver a terra natal o que tiraram dela, e o resultado, segundo as duas, tem sido o melhor possível.

Por que decidiram abandonar as áreas que trabalhavam e entrar no ramo de floricultura?

Elaine: Em 1989 eu trabalhava em uma indústria de químicos e a Eucléia numa agência bancária. Decidimos sair e minha irmã teve a ideia de abrir a floricultura. Foi aí que tudo começou, fundamos a floricultura Casa & Jardim em 13 de agosto de 1990.

Há quanto tempo e por que surgiu o buffet Casa & Jardim?

Eucléia: Após a floricultura, que já tem 25 anos, entramos no ramo de decoração e aos poucos fomos aprimorando, fazendo novos projetos, cursos e acabamos vislumbrando a necessidade de ter um buffet. Por quê? Porque nós íamos executar uma decoração maravilhosa, por exemplo, mas não estávamos na festa e percebíamos então que algumas coisas acabavam não saindo perfeitas como o planejado e, para atender melhor ao nosso cliente, resolvemos fundar o buffet Casa & Jardim. Tudo para estar na festa acompanhando desde a colocação do primeiro arranjo de flores, até o término do evento. Isso já vai fazer dez anos.

É uma responsabilidade muito grande, pois vocês acabam sendo as responsáveis pela realização do sonho de muitas pessoas. Como é lidar com isso?

Elaine: Isso é muito bom. No caso de um casamento, por exemplo, os noivos idealizam a festa dos sonhos, nos passam e a gente tenta ao máximo reproduzir da melhor forma possível àquilo que eles desejam. Quando a festa acontece e enxergamos a felicidade dos noivos ao ver o sonho realizado, a satisfação é muito grande, é maravilhoso. Nós trabalhamos com duas frentes: Elaine, que cuida da parte de decoração e ornamentação e Eucléia que cuida da parte de buffet. Cada uma fica responsável por cuidar dos mínimos detalhes, para que tudo esteja de acordo com o sonho da pessoa que nos procurou.

A realização do sonho então, no que tange o trabalho de vocês, está ligada a dedicação?   

Eucléia: Muito. Tem que amar muito que faz. Hoje não basta somente ir lá e realizar a festa, é preciso oferecer carinho, tratar a pessoa que está realizando a festa como um membro da família. Às vezes eu até me emociono mais do que a própria família da noiva, no caso de um casamento, no momento que vejo ela (noiva) entrando com aquele sorriso lindo no rosto, ao ver que no dia mais esperado da vida dela está de acordo com o que ela sempre sonhou e, nós estamos participando de tudo isso. É uma honra fazer parte desse momento.

Como tem sido a receptividade desse trabalho?

Elaine: Tem sido gratificante demais. Hoje mesmo, pouco antes de você chegar, a noiva que nós fizemos o casamento sábado veio aqui nos abraçar, agradecer e dizer que saiu tudo conforme o que ela esperava. Nós fazemos questão de não fazer apenas aquilo que está combinado, mas sim tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir o dia dos sonhos de nossos clientes. A cada festa é uma realização para nós.

Como fazer isso tão bem feito?

Elaine: É um dom, isso eu posso dizer pela minha irmã. Não fizemos nenhuma faculdade específica para isso, mas Deus nos deu esse dom e por isso somos infinitamente gratas a ele, eu até me emociono ao dizer isso. Tudo que temos conquistado a cada dia foi Deus quem abriu as portas. Além de Deus, que vem em primeiro lugar e acima de tudo, nós contamos com uma equipe maravilhosa, que é uma família, desde a pessoa que recebe os convidados, os seguranças, às pessoas que cuidam dos banheiros, garçons. Enfim, todos se dedicam de corpo e alma ao que estão fazendo. Sem eles, não seriamos nada. 

Falando em família, como foi o respaldo da família de vocês quando decidiram abandonar os empregos e investir nessa área há 25 anos?

Eucléia: Tivemos apoio total. Nossa família, graças a Deus, é muito unida. É uma família onde quando alguém faz algo, o outro está ali prestigiando, fica feliz com o sucesso do outro, e, em todo o momento eles estiveram ao nosso lado. Nossos pais já sabiam da nossa capacidade, do nosso carisma e mesmo que estivessem em dúvida, a todo o momento diziam que iria dar certo e deu. Família é tudo para nós. Hoje em dia estamos todos juntos. Somos eu e meu marido, ela (Elaine) e o marido dela e tudo que começou em família, segue em família.

 Como acabaram de dizer, a Casa & Jardim é uma empresa familiar. Esse enlace sanguíneo ajuda nos trabalhos ou em algum momento atrapalha?

Elaine: Só ajuda. Querendo ou não nós temos o mesmo estilo de pensar, as atitudes, a calma. Em 25 anos nós nunca tivemos uma única discussão e isso você pode perguntar para qualquer um ao nosso redor que eles vão confirmar que nunca ouviu uma alterar a voz com a outra. Às vezes um pode até não concordar com o outro, mas sempre sentamos e chegamos a um consenso, sem nunca ter sequer uma discussão.

Quem mais procura o trabalho de vocês?

Eucléia: Formandos e noivos. Temos feito muitas formaturas aqui e na região também, como  Votuporanga, Iturama/MG, Paranaíba/MS. Resumindo, temos nos fortalecido muito em formatura e percebemos que a cada ano a credibilidade só aumenta. Além disso, temos também muitos bailes de debutantes, coquiteis, bodas. Isso graças ao profissionalismo. Quando fazemos uma festa no sábado, por exemplo, na segunda-feira já reunimos toda a equipe para discutir todos os detalhes do evento. Se houve algum problema, se algo não ficou bom, já tentamos acertar e corrigir todas as possíveis falhas para que elas não voltem a acontecer. 

Em meio a algo que já podemos até chamar de crise, onde a cada dia o comércio reclama mais da queda nas vendas, vocês investiram  muito em Fernandópolis. O que as levou a acreditar tanto na cidade?

Elaine: Primeiro o fato de amarmos Fernandópolis, nascemos aqui e queríamos retribuir o que ela nos proporcionou. Além disso, queríamos um espaço melhor para atender aos nossos clientes, onde pudéssemos fazer uma recepção à família dos noivos, ou a equipe de formatura, de acordo com cada caso. O respaldo que estamos tendo é muito bom.

Esse trabalho exige muita dedicação. Como conseguem conciliar tudo isso com a vida de esposa, mãe e dona de casa?

Eucléia: Essa é uma grande preocupação nossa. Mas, como nossos maridos também estão aqui com a gente e temos essa equipe maravilhosa que já te falei, conseguimos conciliar bem isso, até porque temos pessoas aqui que são como se fossem nossos braços direitos. Além disso, quando temos apenas uma festa no dia, nos revessamos, aí cada uma acaba com um tempinho de folga para curtir a família. E também, hoje temos a facilidade de que nossos filhos estão grandinhos.