Geral

Em meio a quarentena, multas no trânsito aumentam 13%



Em meio a quarentena, multas no trânsito aumentam 13%

O primeiro semestre de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus que desde 21 de março impõe período de quarentena. Dos 181 dias do semestre, 101 deles foram afetados pela pandemia. Por mais de dois meses, atividades não essenciais foram suspensas e o trânsito, por consequência, diminuiu pelas ruas da cidade. Isso, contudo, não se refletiu no número de infrações cometidas pelos motoristas de Fernandópolis. 
Dados da Semutran – Secretaria Municipal de Trânsito – mostram que o total de multas aplicadas de 1º de janeiro a 30 de junho supera em 13% o montante registrado em igual período do ano passado. É  também o maior volume registrados em 2017 e 2018 (veja quadro). Foram 2.104 multas, ou seja, média de 11,6 multas por dia.
No topo do ranking das 10 infrações mais cometidas, segue a infração de dirigir veículo segurando ou manuseando celular. Foram 839 autuações, que representam 39,9% do total. 
A multa para quem é flagrado dirigindo e utilizando o celular é salgada: R$ 293,47 e sete pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, infração gravíssima. Pode-se dizer que esse abuso custou aos 839 infratores a bagatela de R$ 246 mil, dinheiro que vai para os cofres públicos da prefeitura.
Esse número não incorpora outro tipo de infração similar: o de dirigir utilizando-se de fones nos ouvidos, conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular. Foi a segunda infração mais cometida por 315 motoristas. Esse número é 30% menor na comparação com o mesmo período do ano passado.  
Algumas infrações, como avançar o sinal vermelho, teve um aumento de 50%. Passou de 76 em 2019 para 114 nos primeiros seis meses deste ano. O maior aumento ocorreu por estacionamento em local, horário e parada proibidos pela sinalização. Saltou de 17 para 81, aumento de 376%. Relatório foi divulgado pela Semutran a pedido do CIDADÃO. 

As multas aplicadas no âmbito municipal são relativas ao comportamento no trânsito, como estacionamento irregular, uso de celular, falta de cinto de segurança, avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade, entre outros. A fiscalização cabe à Polícia Militar. 
O Detran também aplica multas por infrações, mas relativas a licenciamento anual do veículo e Carteira Nacional de Habilitação, condições do veículo, embriaguez ao volante, entre outras. O Detran informou que não dispõe ainda dos números atualizados de multas do primeiro semestre desde ano.