Geral

Em três meses, 25 adolescentes ficam grávidas em Fernandópolis



Em três meses, 25 adolescentes ficam grávidas em Fernandópolis
No Brasil, o parto é a primeira causa de internação de adolescentes no sistema público de saúde. Em 1996, 14% das jovens com menos de 15 anos já tinham pelo menos um filho; e de cada dez mulheres que hoje têm filhos, duas são adolescentes.

Muitas adolescentes com vida sexual ativa, não usam de forma correta os métodos contraceptivos, alegando que não tinham conhecimento, medo dos pais descobrirem, são alérgicas, achavam que não pudesse engravidar, o parceiro se recusa a usar, ou então que não tem dinheiro para comprá-los.

Nos últimos dois anos o número de adolescentes grávidas entre 15 e 19 anos em Fernandópolis teve um crescimento de 24,7%. Em 2005, das 323 gestantes, 61 eram adolescentes. Já em 2006, eram 81. Em 2007 já têm 25 adolescentes grávidas em apenas três meses.

Mesmo com todos os programas de orientação sexual fornecidos pela Central de Saúde em parceria com o curso de Enfermagem da Fundação Educacional de Fernandópolis, os números não têm diminuído.

A Central de Saúde juntamente com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura municipal dizem que folder explicativo é distribuído por todas as unidades de saúde e os estudantes do curso de enfermagem fazem palestras nas escolas. Quanto aos métodos contraceptivos são distribuídos gratuitamente em todas as unidades. No caso da pílula anticoncepcional é preciso um receituário médico, contanto, que há médicos na área de ginecologia e obstetrícia disponíveis na rede pública de saúde.