Política

Empresária diz sim para ser a vice na chapa de Pessuto



Empresária diz sim para ser a vice na chapa de Pessuto

Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou. A frase de Magalhães Pinto, político mineiro, caiu com uma luva para a sexta-feira, 14, em Fernandópolis. O noticiário foi mudando em ritmo alucinante. No epicentro do noticiário o PSDB e o nome para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de André Pessuto, que entrou numa espécie de leilão.  
Vamos aos fatos: no início da tarde de ontem em contato com CIDADÃO, o vereador João Pedro (PSDB) confirmou o que já era comentado nos bastidores: estava retirando sua pré-candidatura a prefeito. Até então, o fato motivador seria a indicação da deputada Analice Fernandes de que o presidente do Sindicato Marcos Mazeti, seria anunciado como vice na chapa do atual prefeito André Pessuto, candidato a reeleição. 
“Estou retirando minha pré-candidatura, em vista que não tenho espaço no partido. Vou colocar meu nome como pré-candidato a vereador. Não vou ficar batendo na tecla se o partido tem essa nova opção. Assim como fiz quando decidi colocar meu nome como pré-candidato a prefeito, estou comunicando que estou retirando o meu nome”, disse Siqueira.
O vereador comentou que nunca teve nenhuma conversa sobre eventual candidatura a vice de Pessuto. “Nunca tive essa conversa com ninguém”, garantiu. 
Ele não considera ter sido vítima de uma traição. Prefere dizer que é parte do jogo político.  “Quando fui para partido, não foi para ser candidato a prefeito. O Zambon era nosso pré-candidato. Depois ele declinou e, até empolgado coloquei meu nome. Sou novato, não conhecia os bastidores. Isso é muito pesado, fui massacrado pela ala conservadora do partido que nunca aceitou a minha pré-candidatura. Decidi anunciar a retirada do meu nome para não aumentar o desgaste. Estou aliviado”, acrescentou. 

MAZETI RECUSA  CONVITE

MAZETI RECUSA  CONVITE
Marcos Mazeti

Filiado ao PSDB e integrante da comissão provisória do partido o presidente do Sindicato Marcos Mazeti subiu no noticiário como indicado para formar a chapa com Pessuto. 
Procurado por CIDADÃO para confirmar se, de fato, seria o vice de Pessuto, Marcos Mazeti afirmou: “Recebi o convite, me senti muito honrado, mas dei preferência para minha vida pessoal e profissional. Sou agrônomo, presidente do Sindicato Rural, tenho minha empresa de reflorestamento (Viva Flora) e estou em um projeto de parceria com Paulo Okuma. Teria que sair desse foco e me voltar para a política de uma hora para outra”, afirmou. Ele confirmou ainda já ter comunicado a decisão para a deputada Analice Fernandes, para o prefeito André Pessuto, para o deputado Fausto Pinato e outras lideranças.  “Não sou candidato a vice. Isso é uma decisão pessoal”, acrescentou. 

CIDA PESSOTO/ARTHUR

Já no final da tarde, dois outros nomes subiram na escala de possibilidades. O nome da empresária Cida Pessotto, filiada ao PP, partido do deputado Fausto Pinato, foi carimbada como vice de André. Procurada por CIDADÃO, a empresária mandou informar que “no momento não pretende falar sobre o assunto”. 
Veio da assessoria do prefeito André Pessuto a confirmação de que o convite à empresária foi feito e aceito, com uma ressalva: “se ocorrer mudança de nome ou desistência será comunicada à imprensa”. 
Enquanto o nome de Cida Pessotto ganha o carimbo de confirmado, outro nome subiu um degrau na escala: Arthur Watson Silveira. Em caso de mudança ou desistência, ele seria também um nome de consenso no grupo de partidos que apoia a reeleição do prefeito. 
Em meio a esse cenário, a presidente da comissão provisória do PSDB, Maiza Rio, disse que pretende convocar uma reunião do partido para a semana que vem para discutir o que será feito agora. “Temos que entrar num consenso”, afirmou.

E O VICE ATUAL?

Desde o início de julho quando começou a disputa de bastidores para definir o vice na chapa de Pessuto, o nome do atual vice, Gustavo Pinato, irmão do deputado Fausto Pinato, ficou à margem das discussões. Filiado no DEM, partido do prefeito, o vice atual chegou a presenciar durante uma reunião virtual entre vereadores, prefeito e o deputado, que estava em Brasília, uma disputa entre Baroni (MDB) e Ademir de Almeida (PP) pela indicação de vice. À margem da discussão, o atual vice já anuncia sua disposição de retornar ao Palácio 22 de Maio, devendo ser candidato a vereador.