Economia

Empresários falam sobre suas perspectivas econômicas para o ano que se inicia



Empresários falam sobre suas perspectivas econômicas para o ano que se inicia

O ano novo traz consigo a esperança e uma expectativa de dias melhores principalmente na economia, que tanto foi afetada nos últimos meses em decorrência da pandemia de coronavírus.

Conversamos com empresários e líderes de diversos segmentos da economia da cidade de Fernandópolis para saber quais são as perspectivas para o ano que acaba de começar e, em sua grande maioria, a resposta foi otimista.

“Marcado ainda pela Covid-19 e seus impactos, os produtores rurais enfrentaram a dura crise hídrica, aumento tarifária da energia elétrica, geadas, frio intenso e incêndios provocados pela seca. Diante de tantos obstáculos, que chegaram a provocar perdas de até 100% em algumas propriedades, é notável a coragem e eficácia para seguir trabalhando e produzindo alimento. O setor deve enfrentar ainda altos custos de produção, com os insumos mais caros, o que limita a margem de lucro dos produtores. Apesar disso, esperamos um ano positivo, apoiado na previsão de uma safra recorde em 2022”.

Marcos Mazeti - presidente do Sindicato Patronal Rural.

“As perspectivas para este ano de 2022 são as melhores possíveis, o pior momento da pandemia passou e ainda assim o brasileiro como de costume passou e superou. O consumo está acima da média, as viagens estão lotadas, o brasileiro aprendeu que a vida e pra ser vivida!”

Jeder Rissato - Gigantão.

“Além da recuperação econômica gradual que o país está vivendo, o Shopping tem grande expectativa com a inauguração da C&A até o final do primeiro semestre, pois além de gerar um incremento nas vendas do empreendimento, tanto pelas vendas diretas como pelas indiretas com a atração de público para outras lojas, ainda consideramos que uma marca tão forte deve ajudar na atração de novos investidores para lojas satélites, principalmente franquias”.

Jorge Fernandes – gerente do Shopping Center Fernandópolis

“Penso que esse ano será mais um ano de grandes desafios para a economia do país, mas acredito que iniciaremos um processo de retomada do crescimento, de forma lenta. No segmento de moda estamos bastante otimistas, uma vez que o Brasil é um país  com sucesso na vacinação. Em Fernandópolis temos o orgulho de somarmos mais 90% da população vacinada com a segunda dose. Isso nos deixa tranquilos em relação a enfrentarmos de forma mais tranquila essa nova onda da pandemia, sem grandes reflexos na economia”.

Rosana Marques Nunes – empresária e presidente da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis

“São as melhores. Diante dos últimos meses que passamos, a população está com muita vontade de viajar, então a procura está muito grande. A procura maior é para destinos nacionais e o preferido é o nordeste, por conta das praias e as facilidades de ter voos saindo de Rio Preto. Nossa expectativa é que o turismo volte com força maior. Muitas pessoas já voltaram a viajar de avião e quem ainda preferir, pode viajar de carro. Aqui em nossa região tem muitas opções de turismo regional dentro do estado de São Paulo”.

Rafael Silva - presidente do ComTur e agente de viagens da Anitur

“Será um ano bem melhor no ramo de locação com a volta das aulas presenciais. Na parte de vendas a economia vai se ajeitando. Acredito que o primeiro semestre será um pouquinho mais devagar. Mas, creio que será um ano muito bom. A economia irá se encaixar, por mais que seja um ano de eleição. Acredito que no segundo semestre a economia vai se encaixar e vai melhorar sim”.

Kiko Bim - empresário do ramo imobiliário