Geral

Empresas que buscaram o selo SISBI comemoram a expansão de negócios



Empresas que buscaram o selo SISBI comemoram a expansão de negócios

Desde 2020 Fernandópolis é uma das seis no estado de São Paulo autorizadas pelo Ministério da Agricultura para emissão do selo SISBI/POA- Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. 
Superado o período da pandemia que inibiu a expansão dos negócios, o Serviço de Inspeção Municipal aposta na procura de empresas interessadas em se instalar na cidade pela facilidade de obtenção do selo. Foi o que disse o médico veterinário Mileno Tonissi que é o responsável pelo SIM – Serviço de Inspeção Municipal. 
O SISBI permite que as empresas do ramo de produtos de origem animal possam vender para todo o território nacional. A empresa, que antes precisava tramitar toda a documentação em Brasília hoje pode realizar todo o processo em Fernandópolis, desde que esteja regulamente instalada no município e siga rigorosamente todas as etapas para a certificação. 
Duas empresas já conseguiram finalizar todas as etapas do processo e já possuem o selo. Uma das empresas é do ramo de pururucas e a outra do ramo frigorífico. Uma terceira empresa, do ramo de abate frigorifico, também está prestes a obter o selo. Ela já dispõe do selo municipal e agora já prepara o processo para obter o selo nacional. “Isso significa mais empregos para a cidade”, diz o veterinário.
O processo para a certificação da empresa exige o cumprimento de uma série de normas sanitárias. O processo inclui acompanhamento de toda a parte estrutural da empresa, que precisa rigorosamente se adequar, até o controle microbiológico dos produtos, que são submetidos a análises para verificar se estão dentro das normas. “Por mexer com alimentos é necessário cumprir regras rigorosas”, enfatiza a fiscal do Serviço de Inspeção Municipal Mariela Souza Granella. 
O veterinário Mileno Tonissi ressaltou que o Serviço de Inspeção Municipal busca garantir a sanidade dos alimentos e tirar de circulação produtos clandestinos. “Tem que cumprir uma burocracia, mas nada que seja impeditivo para empresas que pleiteam o selo. Isso para a saúde pública é de fundamental importância para garantir a qualidade dos produtos que chegam para o consumo da população”, explica. 
Ele enfatiza que o SIM está aberto a todos que desejam comercializar seus produtos de forma regular. “Estamos preparados para orientar a todos. O SIM funciona na Rua São Paulo aos fundos do Poupatempo em Fernandópolis. 
NEGÓCIOS EM EXPANSÃO
A partir da obtenção da independência para emissão do selo. Fernandópolis entrou no radar de empresas que buscam expandir seus negócios. O empresário Ricardo Marques instalou seu frigorífico e construiu uma unidade no município e diz que a facilidade de obtenção do selo foi fundamental para a decisão de montar esse negócio em Fernandópolis. Após um ano com o selo SISBI, a empresa já atingiu mais de 50 toneladas de carne processada e distribuída para diversas regiões do Brasil, em especial para todo o estado de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. 
“Essa sem dúvida nenhuma foi uma das maiores conquistas da história de nossa cidade. Para um município ser autorizado a conceder SISBI, ele passa por um rigoroso processo técnico de avaliação e nós conseguimos”, destacou o prefeito André Pessuto. 
Mileno Tonissi esclarece as diferenças entre os variados selos emitidos por órgãos dos governos municipal, estadual e nacional. “Tem o SIM, que é do serviço municipal, que permite a comercialização do produto dentro do município. Existem outros selos como o SISPI e Selo Arte para produtos artesanais, emitidos pelo governo do estado de São Paulo e fiscalizados pela Defesa Agropecuária. Contudo, os maiores selos são o SISBI e SIF. O SIF permite a exportação do produto de origem animal para outros países e o SISBI que permite a comercialização dos produtos dentro do território nacional”. 
31 CIDADES NO BRASIL
O Ministério da Agricultura explica que para ter acesso ao SISBI-POA, o município precisa ter em funcionamento o SIM - Serviço de Inspeção Municipal -  e providenciar a equivalência ao sistema brasileiro. Fernandópolis foi um dos seis municípios que conseguiram autorização. No Brasil, são 31 cidades autorizadas a emitir o selo SISB.
Além das seis cidades paulistas (ver no mapa), também estão autorizadas pelo Governo Federal para o SISBI as cidades de Araguari e Uberlândia (Minas Gerais), Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Santo Antônio da Platina (Paraná), Mossoró (Rio Grande do Norte), Itajaí e Jatai (Goiás), Chapecó, Florianópolis (Santa Catarina),  Alegrete, Caxias do Sul, Engenho Velho, Erechin, Glorinha, Marau, Miraguaí, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Sant’ana do Livramento, São Francisco de Paula, São Pedro do Butiá (Rio Grande do Sul).