Geral

Empresas que implantam inovação faturam em dobro



Pesquisa inédita do Sebrae-SP revela o grau de inovação nas MPEs paulistas

Uma pesquisa inédita do Sebrae-SP aponta que entre as micro e pequenas empresas que passaram por processos de inovação em seus negócios, no último ano, 52% tiveram crescimento no volume de produção, 46% aumentaram o faturamento, 39% registraram maior produtividade da mão-de-obra e 24% ampliaram seus quadros de pessoal. Esse resultado foi o dobro do verificado nas empresas que não inovaram. O estudo “Inovação e Competitividade nas MPEs Paulistas”, que identificou o grau de inovação existente em 450 empresas do Estado de SP, foi apresentado hoje no auditório do Sebrae-SP. O estudo foi elaborado pelo Observatório das MPEs e a amostra de empresas utilizada é representativa do universo de empresas do Estado, nos setores indústria, comércio e serviços.

O objetivo do estudo era identificar o grau de inovação existente no grupo de empresas de micro e pequeno porte do Estado de São Paulo e avaliar a freqüência com que os empresários empregam as inovações em seus negócios, e os principais processos inovadores implantados.

Quanto à freqüência da inovação, a pesquisa apontou que 53% das empresas entrevistadas afirmaram ter realizado alguma melhoria ou novidade no seu negócio. Do total de empresas pesquisadas, 28% desenvolveram novos produtos, 22% implantaram novos processos e 15% conquistaram novos mercados.

O estudo utiliza o conceito de inovação adotado pelo Sebrae que refere-se à concepção de novo produto ou processo de produção, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado.

Dentro das inovações com novos produtos e serviços, 11% referem-se à maior variedade de marcas, serviços adicionais, produtos que consomem menos energia, novas peças na área automotiva e novos medicamentos e utilidades domésticas. A identificação na necessidade de inovar no negócio, em 11% das empresas, deu-se por sugestões dos próprios clientes.

Com relação aos novos processos e metodologias adotadas, 5% dos empresários citaram a informatização da empresa, juntamente com a melhoria da qualidade e segurança, do controle de estoque e qualidade, cursos e implantação de novas tecnologias de produção. Estes processos foram motivados, na maioria das empresas, por desenvolvimento próprio.

A pesquisa identificou também que metade das empresas investe até R$ 2 mil no desenvolvimento de novos produtos, o mesmo valor em desenvolvimento de novos processos, e até R$ 6 mil na busca de novos mercados. Dos 28% das empresas entrevistadas que inovaram nos produtos, 96% delas já estão lucrando com a venda do produto no mercado e obtiveram 84% de resposta ao produto como ótima ou boa.

Nem sempre a inovação está na criação de um produto novo. Em boa parte das vezes as empresas inovam ao alterarem algum processo de produção e sentem rapidamente os resultados. Foi o caso da Estec, fabricantes de lupas para estética, que ficou mais competitiva ao mudar o processo de desenvolvimento de produtos da empresa. Antes, os três funcionários trabalhavam individualmente em suas baias e produziam juntos até três peças por hora. A eliminação das divisórias, onde cada um passou a fazer uma parte da peça, aumentou a produção para sete unidades, no mesmo período.



Incentivo à Inovação

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), desde 1991, fomenta o acesso à inovação e tecnologia das MPEs por meio de parcerias e projetos como as Incubadoras, pelas quais as empresas são intensamente incentivadas a desenvolverem produtos e serviços através de acesso à tecnologia e diversos tipos de conhecimentos, criando condições para o seu fortalecimento.

O objetivo das incubadoras é proporcionar condições necessárias para que as micro e pequenas empresas possam se fortalecer por meio da transferência de conhecimento e de tecnologia de instituições de ensino e de pesquisa, antes de lançarem-se no mercado. Além disso, a incubadora oferece capacitação e assistência técnica e gerencial para que os empreendedores possam superar as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação.

Para ampliar o acesso das MPEs ao desenvolvimento tecnológico, o Sebrae-SP vai investir R$ 30 milhões nas incubadoras existentes no Estado e em novos projetos para o próximo biênio 2009/2010, cerca de 150% a mais que o investimento realizado no período anterior, que foi de R$ 12 milhões. Atualmente, o Sebrae-SP apóia 79 incubadoras no estado, desde as tecnológicas até as mistas e especializadas em agronegócios, abrigando 1 mil empresas, que geram cerca de 3,6 mil empregos. “As incubadoras de empresas são agentes importantes para a inovação tecnológica, propiciando o desenvolvimento local e regional, por meio da criação e fortalecimento de empresas e produtos inovadores”, afirma Evelin Astolpho, coordenadora do Programa de Incubadoras do Sebrae-SP.