Geral

Encontro em Rio Preto pode salvar alcoolduto para região noroeste



Encontro em Rio Preto pode salvar alcoolduto para região noroeste
A reunião que acontecerá nesta sexta-feira, 4 de maio, em São José do Rio Preto, reunirá em torno dos temas “Alcoolduto”, “Ferrovia Norte-Sul”, “Hidrovia do Rio Grande” e “Porto Intermodal” vários peso-pesados da política e economia brasileiras.

O encontro, que está sendo organizado pela assessoria do prefeito Edinho Araújo, contará com representantes da AMA e da AMOP, além de integrantes dos governos paulista e mineiro.

O objetivo é recuperar o terreno perdido na luta (hoje, francamente política) para a instalação do Pólo Logístico de Água Vermelha, também chamado de Porto Intermodal, pelo qual deveria passar, de acordo com os primeiros estudos da Petrobrás, um alcoolduto ligando o Centro-Oeste do país ao porto de Santos.

Entretanto, a demora e desinteresse de alguns prefeitos da região – entre eles, Ana Bim, de Fernandópolis, e Nelson Pinhel, de Ouroeste – deu margem a que cidades de outras regiões tentassem tomar para si tanto o Porto Intermodal quanto o trajeto do alcoolduto.

O prefeito de Araçatuba, Jorge Maluly Neto – o mesmo que se associou a Votuporanga, há doze anos, para tentar levar de Fernandópolis para a cidade vizinha a então recém-conquistada faculdade de Direito (Maluly era deputado, à época) – agora trabalha para mudar o trajeto, fazendo com que passe pelo Mato Grosso do Sul e por Araçatuba.

A entrada na briga dos prefeitos Edinho Araujo (Rio Preto) e Marco Caboclo (Guarani D’Oeste) revitalizou o trabalho da região. Foi criada uma força-tarefa que coordena os contatos com políticos, empresários e governos estaduais.

Os deputados petistas Devanir Ribeiro (federal) e José Zico Prado (estadual), ambos de São Paulo, adotaram o projeto. Minas Gerais, que se vingar a tese de Maluly Neto ficará totalmente alijada do plano, arregaçou as mangas e já ganhou apoio até da Ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil.

Para o empresário Carlos Lima, de Fernandópolis, “trata-se de uma cartada decisiva. Acredito que a partir dessa reunião, vamos reverter o jogo a nosso favor”.

Participarão da reunião os prefeitos Edinho Araujo (São José do Rio Preto), Airton da Silva Rego (Bady Bassitt-Presidente da AMA), Edson Antonio Edinho da Silva (Araraquara), Liberato Rocha Caldeira (Valentim Gentil-Presidente da AMOP), Marco Caboclo (Guarani D’Oeste), Nilton Lima Neto (São Carlos) e Valdecir Picchioni (Iturama-MG).

Estão previstas também as presenças dos deputados federais Arlindo Chinaglia, Devanir Ribeiro e Michel Temer, de São Paulo, e Nárcio Rodrigues, de Minas Gerais, e os deputados estaduais paulistas Baleia Rossi e José Zico Prado, além do deputado estadual mineiro José Maia.

Miguel Mário Bianco Masella, secretário executivo do Ministério dos Transportes, representará o governo federal. Flávio Musa de Freitas Guimarães, secretário executivo das Relações Internacionais, representará o governo de São Paulo e Carlos Eduardo Orsini Lima, subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços será o representante do governo de Minas Gerais.

Carlos Lima, coordenador do Pólo Logístico, Fernando José Cunha, diretor de operações logísticas da Petrobrás, Flávio Batista Guerra, da ONG Luto pelo Brasil, Márcio Martins Machado Nogueira, assessor especializado da Petrobrás, e Renato Pavan, da empresa Macrologística, vão representar o empresariado.