Educação

Enem abre maratona de provas para 1,1 mil estudantes em Fernandópolis



Enem abre maratona de provas para 1,1 mil estudantes em Fernandópolis

Os 1.160 estudantes que se inscreveram para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio – em Fernandópolis iniciam neste domingo, 21, a maratona de provas em busca de uma vaga em universidades públicas no ano que vem. Esse número representa uma queda de 35% no total de inscritos na comparação com o Enem 2020 (1,8 mil inscritos), cujas provas foram aplicadas em janeiro deste ano por causa da pandemia. 
Todos os estudantes inscritos optaram pela prova impressa em Fernandópolis. Na região, a prova digital será aplicada em São José do Rio Preto para 370 alunos. As duas versões serão nas mesmas datas – 21 e 28 de novembro – e os itens das provas e o tema da redação, iguais.
Na região, além de Fernandópolis, as provas do Enem serão aplicadas em São José do Rio Preto com 6.818 inscritos para a prova impressa e 370 para a prova digital; Catanduva com 2.078; Votuporanga com 1.605; Jales com 864; Santa Fé do Sul com 627; e Mirassol com 609 inscritos. 
Para aplicação do Enem em Fernandópolis, a FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis – reservou cerca de 60 salas de aulas. Em média, serão 20 alunos por sala, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid. 
No primeiro dia, neste domingo, 21, o candidato responderá a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.
Os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência, já que os portões abrem às 12 horas e fecham às 13h (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas e 30 minutos - das 13 horas e 30 minutos às 19 horas. 
O segundo e último dia de aplicação do Enem ocorre em 28 de novembro. Neste dia, o candidato responde 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas. 
Assim como no primeiro dia, os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas - das 13 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos.
Além do documento oficial de identificação com foto e da caneta preta e de material transparente, a máscara facial é item obrigatório. 
O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.