Geral

Engenharia Ambiental da FEF realiza semana acadêmica



O curso de Engenharia Ambiental da Fundação Educacional de Fernandópolis realiza sua 4º Semana Acadêmica. O evento teve início na última quinta-feira pela manhã e termina na próxima terça-feira, dia 18. O evento acontece no anfiteatro do câmpus I da FEF e conta com palestras e mesas redondas, que terão a participação de profissionais de várias universidades, além de docentes da Fundação de Fernandópolis.
A programação já teve início com palestras que incluíram temas como “Introdução ao geoprocessamento” (ministrada pelo professor Abimael Cereda Junior, da Universidade Federal de São Carlos) e MATLAB (com Rogério Rocha Matarucco, engenheiro eletricista e docente da FEF), além de uma mesa redonda que contou com as presenças professor Marcelo Zaiat, engenheiro químico e coordenador de Engenharia Ambiental da USP de São Carlos, do professor de controle e modelagem da USP de São Carlos, Nivaldo Correa, Fabrício Salioni Rossato, engenheiro agrônomo e Diretor Municipal do Meio Ambiente de Fernandópolis e Ronaldo Felipe da Costa, engenheiro ambiental da Universidade Federal de Itajubá.
No sábado, das 8h às 17h, a programação continua com a palestra de Conceição Polleto, professora da FEF, que abordará o tema “Procura-se um bom engenheiro: liderança e trabalho em equipe”. “A arte da boa comunicação e expressão” também será um dos temas abordados na 4º Semana de Engenharia Ambiental. A palestra será ministrada por Johny Ferreira Barbosa.
Ainda no sábado, Vilma Beatriz de Oliveira, mestre em Psicologia e coordenadora do curso da Fundação, falará sobre “Entrevista de emprego: dicas para o sucesso”, com início às 8h. “Normas e aplicações do agrotóxico” será o tema da palestra de Wagner Tadeu Oliani, engenheiro florestal. A palestra terá início às 13h20.
Para finalizar o dia de palestras no sábado, o curso de Engenharia Ambiental irá promover um enduro a pé. O “Caça ao Lobisomem” acontecerá às 20h30 (confira mais informações abaixo).
O evento continua na segunda-feira, dia 17, a partir das 8h. “Normas e aplicações do agrotóxico” será o tema abordado por Wagner Tadeu Oliani. José Luiz Albuquerque Filho, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT e Fabiana Zaquitto de Azevedo, do Departamento de Águas e Energia Elétrica-DAEE, falarão sobre “Gerenciamento de recursos hídricos”. A palestra será às 19h30.
No último dia da semana acadêmica, “A arte da boa comunicação e expressão”, com Johny Ferreira Barbosa, será a primeira palestra com início às 8h. Já às 13h20, Vilma Beatriz falará novamente sobre “Entrevista de emprego: dicas para o sucesso”. A primeira palestra da noite será sobre “Gestão ambiental na Rhodia, áreas contaminadas e passivos ambientais”, ministrada por Maria Luiza Couto com início às 19h30. A palestra de encerramento será com Marilan Sales.


CAÇA AO LOBISOBEM
O evento será o momento de descontração da semana acadêmica. Trata-se de um enduro ecológico noturno com equipes compostas de dez pessoas. Na hora da partida, cada equipe receberá um mapa do percurso contendo as distâncias de cada trecho e também tarefas que deverão ser realizadas, como plantio de árvores e dicas sobre meio ambiente.
O evento está sendo organizado pelo coordenador do curso Ângelo Veiga e pelos funcionários da FEF, Sidnei Roquette, Weslei de Souza e Marcio Peruchi, que já participaram de outros enduros.
Diferente dos outros enduros que são realizados, o “Caça ao Lobisomem” é restrito aos alunos do curso de Engenharia Ambiental. Cerca de 30 equipes já estão formadas, porém, é obrigatório que cada equipe tenha em seu grupo pais, professores ou funcionários da FEF.
Por ser uma trilha que será percorrida à noite, todos os cuidados necessários já estão sendo providenciados. Todas as equipes estarão com lanternas, vários pontos da trilha terão sinalizadores luminosos e haverá uma equipe de seguranças no local, além de uma equipe de enfermeiros com uma ambulância cedida pela prefeitura.
O recinto também contará com uma equipe de seguranças particulares que estarão cuidando da entrada e dos carros. O Enduro terá também o apoio da Polícia Militar.
Para Veiga, não se trata só de um simples Enduro, há o incentivo ao esporte, a integração, a música, a educação, a descontração e a preservação do meio ambiente. “O Caça ao Lobisomem não é um enduro em si. Durante o percurso, as equipes irão se deparar com várias surpresas, sem falar na integração entre alunos, pais, professores e funcionários”, disse.
O enduro será realizado em duas horas de caminhada e no final da trilha os participantes poderão desfrutar de um show de rock, além de lanches e frutas que serão distribuídos.
Para mais informações visite o site: http://www.fef.br/cacaaolobisomem.