Post Patrocinado

Entenda 7 exames veterinários importantes para seu pet



Entenda 7 exames veterinários importantes para seu pet

Manter nossos pets saudáveis e cheios de energia é tudo o que desejamos, não é mesmo? Por isso, é essencial levá-los anualmente a um veterinário para fazer um check-up, bem como outros exames veterinários fundamentais para mantê-los com a saúde em dia e livre de doenças.

Essa medida faz parte de uma lista de cuidados que devemos ter com os nossos amigos de quatro patas — sejam eles cães ou gatos. Afinal, o que mais queremos é vê-los com bastante saúde e por muito tempo ao nosso lado.

Segue alguns dos exames veterinários mais solicitados para a manutenção da saúde de seu bichinho de estimação e o que são capazes de diagnosticar.

1. Check-up

Esse exame, feito geralmente a cada 6 meses, serve para avaliar a saúde do pet. Alguns procedimentos são colocados em dia, como a vacinação e a vermifugação. Além disso, o pet passa por uma anamnese, uma avaliação física e, dependendo da necessidade, por alguns exames laboratoriais para garantir que esteja tudo bem com a saúde.

2. Exame de sangue

Pode ser feito a cada 6 meses como exame de rotina para prevenir ou identificar alguma doença. Seu intuito é avaliar os componentes sanguíneos do cão e do gato. Por intermédio do hemograma (testes rápidos e bioquímicos), verifica-se a existência de algumas patologias como infecções, anemias e viroses, além de doenças causadas por parasitas sanguíneos, como Babesiose e Ehrlichiose — conhecida como “doença do carrapato”, e os bioquímicos são exames específicos para avaliar a função dos órgãos abdominais rim, fígado, pâncreas, (igual ao humano) e avaliar diabetes.

3. Exames de urina e de fezes

O exame de fezes identifica verminose e a falta de alguns nutrientes. O de urina, por sua vez, permite avaliar alguns distúrbios do sistema urinário, como doenças renais ou cistites. Além disso, auxilia no diagnóstico de doenças hepáticas e diabetes.

4. Exame oftalmológico

A saúde ocular do pet pode ser avaliada no exame clínico. Porém, se houver alguma desconfiança de alguma patologia, é preciso fazer exames específicos — principalmente se o cão ou o gato tiver uma idade avançada. Dependendo do caso, a consulta a um especialista pode fazer toda a diferença.

5. Exame retal

É um exame realizado na região anal e provoca muito desconforto ao animal. No entanto, é muito importante para o diagnóstico e o tratamento de doenças intestinais, principalmente quando o animal apresenta dores e dificuldades em defecar.

6. Raio X

Com o raio X é possível observar as estruturas ósseas e os órgãos, o que evita procedimentos mais invasivos. É visto como um aliado poderoso dos médicos veterinários para o diagnóstico de doenças. As regiões em que esse exame é mais utilizado são: músculo esquelético, tórax, coluna vertebral, abdômen e crânio.

Como vimos, os exames veterinários são de grande importância para garantir a saúde do seu pet. Assim, você o protege de algumas patologias e previne o surgimento de tantas outras. Vale ressaltar que quanto mais rápido algumas doenças forem diagnosticadas, mais simples e eficaz será o tratamento de cada uma. Tenha esse cuidado com seu amigo de quatro patas!

7. Ultrassonografia

O ultrassom é um exame de diagnóstico por imagem que nos permite a visualização de alguns órgãos sem cirurgia, como região abdominal, rins, coração, entre outros. Ele indica fatores importantes sobre o órgão que se deseja examinar. Dessa forma, possibilita um diagnóstico mais preciso e a prevenção de enfermidades.

ABRIL LARANJA – MÊS DE PREVENÇÃO CONTRA A CRUELDADE ANIMAL

ABRIL LARANJA – MÊS DE PREVENÇÃO CONTRA A CRUELDADE ANIMAL

Não podemos deixar de destacar a importância do Abril Laranja, que é destinado para a prevenção contra a crueldade animal.

Muitas pessoas não sabem, mas no Brasil, de acordo com a Lei federal nº 9605/98, maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos é crime e com a nova norma, a pena para quem ferir, mutilar ou praticar abusos contra animais domésticos é de prisão de dois a cinco anos, além de multa. Fora o endurecimento na punição, a novidade é que o agressor pode ser proibido de adotar novos animais. Na lei anterior, a sentença era de três meses a um ano de detenção e multa.

Caso presencie algum maltrato e queira denunciar, basta entrar em contato através do site: http://www.ssp.sp.gov.br/depa - Departamento Eletrônico de Proteção animal.

ATENÇÃO - FALSA COMUNICAÇÃO É CRIME

A falsa comunicação de um crime também é crime e tem pena prevista no Artigo 340 do Código Penal Brasileiro. Todas as informações descritas aqui devem ser verdadeiras.

Animale Pet Center

Avenida dos Arnaldos, 1435 - Fernandópolis

Fone: (17) 3462-8005/ 99180-4588

MAIS QUE PET

Rua Rio de Janeiro, 2249 - Fernandópolis

Fone: (17) 3462-2020/ 99736-9282