Meio Ambiente

ENTREVISTA: Bombeiro orienta o que fazer em caso de ataque de abelhas



ENTREVISTA: Bombeiro orienta o que fazer em caso de ataque de abelhas

A região viveu esta semana dois ataques fatais de abelhas. Na quarta-feira, 9, um funcionário da Penitenciária de Mirandópolis, a 209 km de Fernandópolis,  após ser atacado por abelhas quando roçava  o mato na área externa do presidio. No sábado, 5, uma mulher de 41 anos, morreu em Andradina após ataque de abelhas, após adolescentes jogarem pedras em uma colmeia.

Em fevereiro, dois homens de 57 anos e um idoso de 82 anos, foram picados durante a poda de um pé de amora onde estava a colmeia, na zona rural de Meridiano e precisaram de atendimento médico.

Ainda na área rural de Meridiano, o Corpo de Bombeiros foi acionado para remover um enxame de abelhas que se instalou dentro de um guarda-roupas no interior de uma residência. Nesse caso, não houve vítimas.

O comandante de Prontidão da Estação dos Bombeiros de Fernandópolis, Cássio Bindela, concedeu entrevista à Rádio Difusora FM para dar orientações sobre como agir em caso de se deparar com ataque de abelhas (veja o vídeo abaixo).

Segundo ele, as abelhas que atacam são do tipo africanizadas, uma mescla de abelhas africanas com europeias, que são mais agressivas. Bindela lembra que abelhas tem hábito diurno, seja para buscar polem ou para mudar a colmeia. É muito comum, diz ele, encontrar enxames transitórios procurando novo local para colmeia. “As abelhas atacam quando se sentem ameaçadas”, diz. Além disso, quando ferroam perto do enxame, liberam um feromônio que alerta as demais, intensificando o ataque. Por isso orienta que se deparando com um enxame de abelhas acione o Corpo de Bombeiros.

CUIDADOS

- Não tente remover ou mexer no enxame;

- Evite fazer barulho, vibrações ou utilizar som alto próximo ao local;

- Mantenha distância e não tente espantá-las com fogo ou fumaça;

 - Em caso de ataque ou enxames próximos a áreas habitadas, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;

- A remoção segura é realizada, preferencialmente, no período noturno, quando as abelhas estão agrupadas, pois possuem hábitos diurnos.

As abelhas normalmente só atacam ao se sentirem ameaçadas.

Corpo de Bombeiros foi acionado para remover um enxame de abelhas que se instalou no guarda-roupas no interior de uma residência. em Meridiano em fevereiro