Envelhecer é um processo natural do ciclo da vida, também conhecido como senescência. Durante o processo de envelhecimento correm modificações orgânicas, funcionais, psicológicas e também com a comunicação.
A população mundial está envelhecendo e no Brasil, os dados populacionais indicam que a taxa da mortalidade e natalidade reduziram graças ao controle de muitas doenças.
A Fonoaudiologia vem dedicando estudo na área dos distúrbios da comunicação e tem encontrado dados de muita preocupação com o crescimento exagerado dos casos de demência. A demência não deve ser confundida como um processo natural de envelhecimento e sim considerada como uma Síndrome Neurológica Adquirida, que provoca perda das funções intelectuais, da personalidade e da comunicação, trazendo grandes o prejuízos nas atividades da vida, tanto nos aspectos sociais, trabalho, vida em família e cuidados pessoais.
A demência pode apresentar-se de forma progressiva como nas doenças de Alzheimer, doença de Hungtington, na forma não progressiva causada por tumores ou deficiência de alguns tipos de vitaminas.
A demência tem por características o déficit de memória, dificuldades para realizar as tarefas domésticas, problemas com vocabulário, não consegue centrar-se no tempo e espaço, dificuldades em julgar situações, dificuldades com raciocínio abstrato, coloca objetos em lugares não comuns, o humor se altera com facilidade.
Como as perdas nas habilidades de comunicação podem estar presentes desde os primeiros estágios da doença, o fonoaudiólogo especializado na área de gerontologia é o profissional que vem se destacando para realizar todo este trabalho com o paciente juntamente com uma equipe multidisciplinar, avaliando, diagnosticando e tratando o paciente com demência.
É importante lembrar que o paciente ou a família do paciente deve procurar o fonoaudiólogo o mais rápido possível ao perceber as alterações relacionadas à demência, para iniciar o tratamento e receber as orientações.
Se o tratamento for iniciado nos estágios iniciais da doença a qualidade de vida do doente e familiares pode melhorar muito.
Se você conhece pessoas ou famílias que estão passando por situações como estas, ofereça-lhes informações e peça que procure um profissional da área da saúde o mais rápido que puder.
Envelhecer é inevitável, mas devemos passar por todas as fases da vida sem tribulações, tentando fazer com que elas se tornem o mais saudável possível.
Patrícia Pereira Brejão de Carvalho, Estágio de Saúde Coletiva do 6º Semestre do Curso de Fonoaudiologia da FEF Fundação Educacional de Fernandópolis.
Supervisora Responsável, Silvia de Amorim Uvera Ferreira.