Saúde

Equipes participam de capacitação sobre esterilização



Equipes participam de capacitação sobre esterilização
Promovida pela Prefeitura, através da equipe de Saúde Coletiva da Diretoria Municipal de Saúde, a 2ª Capacitação sobre Esterilização – “Ácido peracético na Esterilização de Instrumentais”, contou com a participação de funcionários da saúde municipal, dentistas, universitários e representantes de cidades da região. A capacitação aconteceu quinta-feira, dia 13 de março, na Câmara Municipal de Fernandópolis.

Durante o evento, palestras com especialistas na área abordaram os processos de esterilização, biossegurança e o uso do ácido peracético na área médica. Cerca de 150 pessoas acompanharam a apresentação da enfermeira/especialista em cardiologia, PSF e Auditoria Valéria Albuquerque Vaz Rodrigues; do higienista Eridon Araújo e da biologista do Instituto Adolfo Lutz, de São José do Rio Preto, Elisabete Alves.

O ácido peracético consiste em uma mistura equilibrada entre água, ácido acético e peróxido de hidrogênio, tem ação esporicida em temperaturas baixas e mesmo em presença de matéria orgânica. Sua aplicação na formulação de desinfetantes/esterilizantes hospitalares é regularizada pela portaria nº 122, de 29 de novembro de 1993, da Anvisa.