Educação

Escola Koei Arakaki: projeto ‘Sacola Literária’ de incentivo a leitura



Escola Koei Arakaki: projeto ‘Sacola Literária’ de incentivo a leitura

 Ler é fantástico e leva o cidadão a pensar, descobrir o novo e ter boas ideias; sabendo de tudo isso, a sala de leitura da EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental - Koei Arakaki tem desde o ano de 2010 o projeto “Sacola Literária”, por meio do qual os alunos levam diversos livros para lerem em casa ao longo do final de semana.
Uma vez por semana, na quinta-feira, um aluno de cada sala de aula leva a sacola para casa, contendo materiais diversos entre jornais, revistas e literatura. Na segunda-feira, a sacola é devolvida junto com um trabalho, que pode ser um desenho ou resenha, realizado com base na leitura feita.
O “Sacola Literária” é um projeto da sala de leitura da escola e busca fazer com que o aluno tenha prazer em ler, comprometa-se também em ampliar seu repertório de leitura em família e o vínculo com a escola. Dentro de cada sacola há uma diversidade textual que, por meio da leitura compartilhada com a família, proporciona aos pais também o hábito da leitura.
Todo o trabalho tem a dedicação e empenho da equipe da sala de leitura, composta pela professora Eliane Viana Pereira, professora Mariângela Pereira da Silva e Rosa Leite, com apoio dos professores das crianças.
A diretora Adriana Valéria, destacou que a adesão é muito grande. “Cerca de 80% dos alunos participam ativamente do projeto. A maioria é bem participativa. Além dos livros, fazemos questão de enviar revistas e jornais para incentivar também a participação dos pais”, disse.