Saúde

Escolas da rede estadual já iniciam paralisação das aulas por causa do coronavírus 



Escolas da rede estadual já iniciam paralisação das aulas por causa do coronavírus 

Após registrar o primeiro caso de coronavírus por contaminação voluntária, o estado de São Paulo adotou medidas de prevenção para conter o avanço da disseminação do vírus. Uma dessas medidas foi a suspensão gradual das aulas na rede estadual de ensino. As aulas ocorrerão até a próxima sexta-feira, 20. Nesta segunda-feira, as escolas receberam apenas 30% dos alunos. 
Segundo o Dirigente Regional de Ensino, Cândido José dos Santos, os alunos estão orientados a não frequentarem mais as aulas. Ele ressaltou que os estudantes “que deixarem de ir às escolas de hoje à sexta-feira, não terão faltas, por exemplo, computadas”.
A orientação do Dirigente é de que as escolas “reforcem durante essa semana, as informações relativas aos protocolos de higiene e orientar os alunos a manter um “distanciamento social”, o que inclui evitar abraçar e trocar aperto de mão, “é o que a gente tem orientado para que seja evitado neste momento”, acrescentou.
Fernandópolis está seguindo as diretrizes do comitê de crise de coronavírus do estado de São Paulo. As ações estão sendo lideradas pelo médico infectologista David Uip. 
Para Cândido José, “a ideia é que com essas paralisações, nós tenhamos uma diminuição desse contágio e, com isso, podemos inclusive, evitar um caos no sistema de saúde”. Para ele, “a gente não pode arriscar que o nosso sistema [de saúde] entre em colapso e que consiga atender a todos que estejam contaminados pelo coronavírus”.
Ainda sobre a paralisação das aulas na rede estadual, o Dirigente Regional de Ensino afirmou, em entrevista à Rádio Difusora, que “a partir do dia 23, próxima segunda-feira, nós teremos paralização total das atividades”. A recomendação é que os pais devem evitar mandar os filhos para a escola já a partir desta segunda-feira, 16 e aguardar uma segunda ordem para o retorno as aulas.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

De acordo com comitê de crise de coronavírus, algumas medidas serão tomadas com o “objetivo de diminuir o ritmo de contaminação”. “Os exemplos de outros países nos mostram que aonde as medidas foram adotadas rapidamente, o ritmo de contaminação foi bem menor”, observou Cândido José.
Outras medidas básicas de higiene adotadas na prevenção são recomendadas pelo Ministério da Saúde como, por exemplo, lavar bem as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel, usar lenço descartável para higiene nasal, detergentes para a higienização das louças e uma solução na proporção de uma parte de água sanitária para 9 partes de água para a limpeza doméstica. Recomenda-se ainda, evitar aglomerações em supermercados e farmácias.