Educação

Escolas da rede municipal antecipam férias para 6 mil alunos



Escolas da rede municipal antecipam férias para 6 mil alunos
Escolas municipais estão com aulas suspensas desde 16 de março

A rede municipal de ensino anuncia antecipação das férias de julho para abril por conta da pandemia do coronavírus. A medida que entra em vigor no dia 6 e se estende até o dia 20, vai atingir 6 mil estudantes da rede municipal. 

A medida foi adotada levando em consideração os estudos recentes que demostram a eficácia do afastamento social precoce para restringir a disseminação da Covid-19, além da necessidade de se reduzir a circulação de pessoas e evitar aglomerações em toda a cidade, inclusive no transporte coletivo.

Até o dia 5 de abril ficam mantidas as atividades escolares com a participação de alunos por meio de exercícios e atividades domiciliares com acompanhamento dos docentes à distância, necessário nesse momento para minimizar a propagação do Coronavírus, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, incluindo as redes sociais, aplicativos governamentais e outros que forem disponibilizados.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o calendário escolar pode adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto na Lei. A LDB prevê ainda a possibilidade da realização do ensino à distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

Escolas da rede privada também já anunciam a antecipação das férias de julho para este mês de abril.

As escolas das redes municipal, estadual de ensino e privada estão sem aulas desde a metade do mês do março.