Educação

Escolas Estaduais retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira, 2



Escolas Estaduais retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira, 2

Na próxima segunda-feira, 2, as escolas estaduais irão retomar as aulas presenciais em todo o estado de São Paulo, inclusive, em Fernandópolis. Para a retomada, todas as escolas irão seguir os protocolos de segurança recomendados pelo governo estadual.
De acordo com o dirigente de ensino, professor Cândido José dos Santos, ao entrar na unidade escolar será aferida a temperatura de cada um dos alunos, eles deverão higienizar as mãos com o álcool em gel ou com água e sabão nas pias instaladas na entrada das escolas, ao entrar na sala de aula será necessário higienizar as mãos mais uma vez, assim como a carteira que será utilizada. “Na sala de aula as carteiras dos alunos terão 1 metro de distância entre elas, por isso, algumas escolas haverá um rodízio semanal de alunos”, explica Cândido. Também será exigido o uso da máscara em todos os ambientes escolar.
 

O pátio das escolas e o refeitório também foram sinalizados para que os estudantes não aglomerem. “Os intervalos serão escalonados e teremos agentes escolares o tempo todo fiscalizando e cuidando para que não haja aglomerações durante todo o período de permanência na escola”.
Os alunos que não retomarem as aulas presenciais irão assistir as aulas com transmissão ao vivo pelo centro de mídias. “Só não irá retornar os alunos que tiverem comorbidades ou que o pai tenha feito a opção. Cada escola fez o seu planejamento para que consiga atender tanto os alunos presenciais, quanto aqueles que seguirão remotamente”, destaca o dirigente.
 

REDE MUNICIPAL
A retomada das aulas presenciais nas escolas municipais será escalonada. No dia 9 de agosto irão retomar os alunos do ensino fundamental, no dia 16 será a vez das pré-escolas, dia 23 os alunos do jardim e no dia 30 de agosto será a retomada do maternal e berçário. “A retomada será gradativa para que a escola e os alunos se adaptem às necessidades”, explica o secretário de educação, Carlos Cabral.
Cerca de 60% dos alunos da rede municipal irão retomar as aulas presenciais e 40% irá seguir acompanhando o ensino remotamente. “Os pais que optaram que o filho siga no ensino remoto tiveram que se comprometer com a escola para que os filhos façam as atividades propostas e entregue todo o material solicitado para os professores”, conta Cabral.
Segundo o secretário, haverá rodízio de alunos apenas na Escola Agrícola, onde o número de adesão de alunos para a retomada presencial foi maior do que a capacidade da unidade escolar é capaz de atender com o distanciamento social. Nas demais escolas, os alunos irão retomar com as aulas diariamente, sem rodízio de turmas.
Todos os profissionais da educação irão retomar as suas atividades presenciais, pois já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19. A segunda dose está prevista para ser concluída em setembro. Aqueles profissionais com mais de 60 anos ou que possuem comorbidades e ainda não receberam a imunização completa irá retomar as atividades somente 15 dias após receber a segunda dose do imunizante.
Assim como na rede estadual, as escolas do município irão seguir todos os protocolos de segurança como o uso de máscara, álcool em gel, tapete sanitizante e distanciamento social. “Contamos também com a colaboração dos pais para que não deixem seus filhos irem sem máscara de proteção para a escola e, principalmente, não deixá-lo frequentar a aula se estiver com algum sintoma de resfriado ou febre”, completa o secretário.