Geral

Escolas iniciam comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa



Escolas iniciam comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa
A Diretoria de Ensino de Fernandópolis, através de projetos das Escolas Estaduais Armelindo Ferrari e Coronel Francisco Arnaldo da Silva, preparou, em parceria com a Associação da Comunidade Nipônica de Fernandópolis, representada pela Sra. Noemia Sano, um evento na manhã desta sexta-feira, 23, no Teatro Municipal, que recebeu o nome de “Viva Japão”. A iniciativa é a primeira comemoração que celebrará, em junho de 2008, os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes Japoneses no Brasil, a bordo do Navio Kasato Maru, que aportou em Santos.

As professoras da Armelindo Ferrari ficaram responsáveis pela culinária japonesa, e ofereceram sushis, bolinhos de feijão, gelatina de algas, entre outros quitutes, todos com a opção de serem saboreados com os tradicionais hashis, os “pauzinhos”, como diziam alunos da rede estadual de ensino, que aprendiam a todo instante um novo hábito da culinária e da cultura japonesa.

Enquanto as professoras da Escola Coronel organizaram a programação que incluiu vídeos, coral de 30 crianças interpretando a música Yuuyake Koyake, e a famosa dança japonesa, Bom-Odori, apresentada por alunas da escola Coronel e também pelas integrantes do grupo de dança do Clube Tókio.
No encerramento, a Escola Coronel homenageou a colônia japonesa de Fernandópolis ao inaugurar o novo jardim da instituição de ensino que recebeu o nome de “Jardim Mitiko Oda”, em homenagem a uma das professoras que marcaram época na escola.