Educação

Escolas municipais retomam às aulas presenciais nesta 2ª feira



Escolas municipais retomam às aulas presenciais nesta 2ª feira

Na próxima segunda-feira, 09, acontece a retomada das aulas presenciais da rede municipal de educação de forma escalonada. No dia 9 de agosto irão retomar os alunos do ensino fundamental, no dia 16 será a vez das pré-escolas, dia 23 os alunos do jardim e no dia 30 de agosto será a retomada do maternal e berçário. “A retomada será gradativa para que a escola e os alunos se adaptem às necessidades”, explica o secretário de educação, Carlos Cabral.
Segundo o secretário, na segunda-feira, irão retornar em média 50% dos alunos, o que representa em torno de 1.750 estudantes. Os demais irão seguir com o ensino remoto, assim como foi optado pelos pais. “Os pais que optaram que o filho siga no ensino remoto tiveram que se comprometer com a escola para que os filhos façam as atividades propostas e entregue todo o material solicitado para os professores”, conta.
De acordo com Cabral, haverá rodízio de alunos apenas na Escola Agrícola, onde o número de adesão de alunos para a retomada presencial foi maior do que a capacidade da unidade escolar é capaz de atender com o distanciamento social. Nas demais escolas, os alunos irão retomar com as aulas diariamente, sem rodízio de turmas.
Para os alunos que retomarem as aulas presenciais, a merenda será oferecida normalmente nas unidades escolares. Aos alunos que optaram pelas aulas remotas serão fornecidas as ‘marmitinhas’, para retirada, ou a opção de irem se alimentar na escola.
Todos os profissionais da educação irão retomar as suas atividades presenciais, pois já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19. A segunda dose está prevista para ser concluída em setembro. Aqueles profissionais com mais de 60 anos ou que possuem comorbidades e ainda não receberam a imunização completa irão retomar as atividades somente 15 dias após receber a segunda dose do imunizante.
Assim como na rede estadual, que retomou as aulas presenciais essa semana, as escolas do município irão seguir todos os protocolos de segurança como o uso de máscara, álcool em gel, tapete sanitizante e distanciamento social. “Contamos também com a colaboração dos pais para que não deixem seus filhos irem sem máscara de proteção para a escola e, principalmente, não deixá-lo frequentar a aula se estiver com algum sintoma de resfriado ou febre”, completa o secretário.