Educação

Especialista dá dicas de como se preparar para a segunda etapa da Fuvest



Especialista dá dicas de como se preparar para a segunda etapa da Fuvest

 A segunda fase da Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do país e que dá acesso à USP, acontece entre os dias 7 e 9 de janeiro. As provas são divididas em três dias consecutivos. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão 10 questões de língua portuguesa, literatura e uma redação. Já no segundo dia, serão 16 perguntas sobre química, física, geografia, biologia, história, matemática e inglês. No último dia, os estudantes vão ter 12 questões relacionadas à área do curso escolhido.
 É nesse momento que muitos alunos que passaram pela primeira fase ficam desorientados, sem saber exatamente o que estudar. Para Erica Herédia, professora e orientadora pedagógica do Kuadro – um dos principais cursos pré-vestibular online do Brasil –, nesse período o método de estudo é diferente. “É importante que o aluno foque apenas no que ainda não está devidamente fixado. Não há tempo hábil para revisar todo o conteúdo”, explica a especialista.
Erica diz que a estratégia é refazer provas antigas. “O aluno deve estudar mais as disciplinas cujo peso é maior no vestibular desejado, ou seja, focar nas matérias específicas de cada curso”.
Confira os assuntos que podem cair em cada matéria:
Matemática: Em matemática, um importante tema tratado é função. Neste tópico, a banca avalia como os alunos interpretam gráficos. A prova costuma utilizar funções logarítmicas, na qual o aluno precisa usar as propriedades de logaritmos, em especial a propriedade de mudança de base.
Português: A prova de português está bem formulada na parte de interpretação de texto. Geralmente, são abordados textos em prosa, jornalísticos e publicitários. Além disso, em literatura é cobrada a lista de obras literárias. A redação costuma pedir uma abordagem mais sociológica e conceitual em seus temas. Por isso, é importante o aluno estar bem informado com assuntos atuais.
História: A prova de história exige um conhecimento aprofundado dos temas. O candidato tem que saber o que o enunciado está pedindo. Em história do Brasil, há um enfoque maior em sistema colonial e república oligárquica. Já na parte de história geral, destacam-se os assuntos de guerra fria e segunda guerra mundial.
Biologia: A prova de biologia possui maior ocorrência em assuntos de genética e fisiologia animal e humana. Em genética, destacam-se os temas lei de segregação e cromossomos sexuais. Em fisiologia, os assuntos nutrição, digestão e circulação possuem maiores recorrências. Além disso, em ecologia, a Fuvest gosta de questões sobre relações ecológicas.
Física: Como a maioria dos vestibulares no Brasil, a prova de física tem como enfoque maior mecânica. Neste tópico, destaca-se trabalho e energia, assunto que depende de outros conceitos da física clássica, como dinâmica. Na parte de eletricidade, a prova é dividida em eletrostática e eletrodinâmica. Ambos assuntos têm iguais incidências. Em eletrostática, são mais recorrentes questões sobre campo elétrico, e em eletrodinâmica, questões sobre potência.
Geografia: A prova de geografia está dividida em duas frentes: do Brasil e geral. Em geografia do Brasil, o tema com maior incidência é geografia econômica, abordando assuntos sobre agropecuária, transportes e fontes de energia. Em geografia geral, geopolítica é o tema mais abordado. Neste tópico são cobradas questões referentes ao sudeste asiático, mundial e Europa.
Química: Novamente, como a maioria dos vestibulares, físico-química é o assunto mais recorrente. Destacam-se os tópicos relacionados a equilíbrios químicos, termoquímica, cinética e eletroquímica. Na parte de química geral, o assunto preferido da Fuvest é cálculo estequiométrico, abordando geralmente questões com reagente limitante, pureza dos reagentes e rendimento da reação.
Inglês: A prova de Inglês da Fuvest cobra muita interpretação de texto. Por isso, um fator importante é o conhecimento de vocabulário. Quanto mais detalhada e fiel ao texto original for a resposta, melhor a chance de se sair bem.
Para mais dicas, acesse: www.kuadro.com.br
 Sobre o Kuadro
Fundado em 2015, o Kuadro oferece educação a distância de qualidade a preços acessíveis. Criada pelo engenheiro Bruno Werneck e a bióloga Lucimara Anacleto, a empresa foi a consequência natural do desejo de quebrar as barreiras financeira e de distância que impedem muitos estudantes de ingressar em uma universidade ou curso concorridos. Com uma experiência de ensino que se aproxima de cursos presenciais, o Kuadro tem como grande diferencial a abordagem à educação – com orientações pedagógicas constantes, com foco em manter os estudantes interessados e disciplinados, e com isso se tornou bem sucedida ao preparar alunos das mais diversas regiões do país para alguns dos vestibulares mais concorridos, como ITA, IME e cursos de medicina por todo o Brasil.