Economia

Estado define critérios para reabertura gradual do comércio



Estado define critérios para reabertura gradual do comércio

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, revelou detalhes do chamado dia "D", data que marcará o retorno gradual de suas atividades pós-pandemia da Covid-19. Os critérios foram anunciados durante reunião que contou com a presença do governador João Doria e 16 prefeitos que representam diferentes regiões administrativas.

De acordo com Vinholi, “o dia 'D' é delimitado quando a região administrativa tem 14 dias de declínio no número de casos e menos de 60% da sua rede de UTI ocupada". Para reabrir o comércio, os munícipios terão que cumprir esses critérios de redução de casos e ocupação de leitos de UTI e só a partir de então, a região administrativa poderá colocar em prática o seu plano regional de retorno de serviços e atividades. O acompanhamento dos dados será feito conjuntamente entre Edinho, que representa a região de Rio Preto, e os representantes do governo do Estado. O retorno das atividades será gradual.

"Ficou sob responsabilidade do prefeito do município que é sede administrativa discutir com os prefeitos da região e desenvolver o que chamamos de plano regional. Esse retorno gradual", afirmou Vinholi. Segundo o secretário, todas as regiões estão em aceleração no registro de casos do coronavírus neste momento.

"E a região de Rio Preto está sofrendo uma forte aceleração nos últimos cinco dias, um grande número de casos. Não temos nenhuma região do Estado em declínio. É difícil colocar data, mas está posto o critério objetivo e transparente. Esse foi um critério que não inventamos e foi feito na Nova Zelândia e nos Estados Unidos ", afirmou Vinholi".

Vinholi disse ainda, que não está prevista flexibilização sem o atendimento desses critérios estabelecidos no dia "D". Por isso, a partir de sexta-feira, 15, o governo estadual pretende elevar a quantidade de testes da Covid-19 em todo o Estado.

"Os planos regionais é que vão dar autonomia aos prefeitos. Estamos chamando de medidas compartilhadas. Ou seja, de cooperação. Liberar naquela região de forma heterogênea e executar o plano regional. Opção de serem mais flexíveis que o Estado perante a decisão do STF", afirmou Vinholi, ao se referir a decisão do STF - Supremo Tribunal Federal - que permitiu governadores e prefeitos decidirem sobre a flexibilização de serviços nos municípios.