Política

Estado mantém Fernandópolis na fase laranja até dia 30 de julho



Estado mantém Fernandópolis na fase laranja até dia 30 de julho

A nova avaliação do governo do Estado de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira, 10, manteve Fernandópolis que pertence a região de São José do Rio Preto na faixa 2 (laranja) do plano de retomada econômica. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa do governador João Doria e secretários, no Palácio dos Bandeirantes.
A fase laranja permite o funcionamento de algumas atividades, com restrições, e mantém fechados estabelecimentos como salões de beleza, barbearias,
academias, bares e restaurantes, que só poderão reabrir quando a cidade avançar para a fase amarela. Em Fernandópolis permanece na classificação laranja pelo menos até o dia 30 de julho. As regras em vigor ainda não foram contestadas por entidades comerciais de Fernandópolis na Justiça por maior flexibilização de atividades. Entretanto, vale ressaltar que Fernandópolis registrou nas últimas semanas, um aumento de casos e que a ocupação de leitos de UTI apenas com pacientes da Covid-19 ou classificados como casos suspeitos manteve o índice de ocupação em 110%, incluindo também superlotação da enfermaria.

Apesar de não avançar para a fase 3 do Plano São Paulo, o lado positivo está relacionado à permanência na fase 2, visto que havia um risco de regressar para a fase anterior em virtude do aumento gradativo de novos casos positivos de Covid-19 confirmados e mortes de pacientes em decorrência da infecção.