Geral

Estagiários de Enfermagem e Psicologia criam projetos de apoio a bairros



Estagiários de Enfermagem e Psicologia criam projetos de apoio a bairros
Alunos do 7º Período de Enfermagem que estagiam no PSF do Jardim Ipanema resolveram sair dos padrões estabelecidos pelos planos de estágio e, em parceria com o curso de Psicologia e orientação do professor e enfermeiro Manoel Sobrinho Neto Junior, fizeram um estudo detalhado sobre o bairro e descobriram que o trabalho deveria ser mais abrangente.

No bairro há casas de meretrício, empresas, centros sociais e residências, e os estudantes constataram um índice elevado de gravidez na adolescência, baixa cobertura vacinal em áreas de risco de morbidade e mortalidade por doenças que podem ser prevenidas e tabagismo. Pensando não só em números e estatísticas, como também nos aspectos sociais que atingem aquela comunidade, os sete estagiários do 7º período de Enfermagem e os três do 9º de Psicologia, decidiram quebrar o paradoxo da relação entre paciente e enfermeiros e buscar soluções preventivas e não apenas curativas, baseando-se no bem-estar e na auto-estima da população.

O postinho de saúde do bairro atende das 7h às 17h e dificilmente os funcionários das empresas podem ir neste horário para vacinar, pois estão trabalhando. Por isso, os estudantes foram em todas as empresas verificar as carteirinhas de vacinação e regularizaram a situação de todos. Isso ocorreu também nos motéis e nas zonas de baixo meretrício.

Um programa contra o tabagismo teve início nesta última quinta-feira. Ele já conta com 14 participantes que se prontificaram a parar de fumar onde discutirão métodos para acabar com o vício. A divulgação foi feita por meio de cartazes, incentivo dos funcionários do posto de saúde e pela rádio Difusora. O projeto é aberto para todos que queiram parar de fumar.

Também recebem o apoio dos estagiários, as associações Maria João de Deus, sob orientação dos alunos Márcio Henrique de Souza e Aline Mara Valente e Centro Espírita Rosseto, sob orientação de Leonardo Carvalho Francisco e Ariel Pimentel Bertássio, com um projeto de orientações para adolescentes.

Preocupados com o número de adolescentes grávidas e com a troca de parceiros que se torna cada dia mais constante e prematura e a perda de alguns valores sociais, os estudantes se dividiram em dois grupos e desenvolveram atividades dinâmicas e de fácil discernimento para informar os jovens sobre os métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, da gravidez e resgatar alguns valores necessários para a vida toda.

“Nós, alunos e futuros profissionais da saúde, temos esperanças de ver uma sociedade mais estruturada e formadora de jovens cheios de princípios e valores bem internalizados; tendo a família como pela principal para tais objetivos” – diz Márcio Henrique.

Outro projeto foi o de passar orientações nas casas de baixo meretrício onde constataram a importância de um trabalho desenvolvido com as mulheres que trabalham nesses lugares.

“Elas ficaram felizes com o nosso trabalho. Levamos orientações sobre saúde, conversamos sobre suas aflições e elas não se sentem mais excluídas da sociedade”, diz o estagiário Éder Alves Lamão.
Durante as visitas os estagiários falam de métodos preventivos, fazem coletas de papanicolau e sangue, vacinação, terapia em grupo, cuidam da auto-estima e da depressão das mulheres.

Leonardo Carvalho, diz que “elas já estão mudando alguns hábitos e estão se gostando mais. Algumas estão até parando de fumar”.

O principal foco do trabalho desses jovens é cuidar da auto-estima das pessoas, pois quem tem uma mente saudável passa a cuidar melhor da saúde e assim previne muitas doenças.

Os projetos tiveram inicio há apenas 45 dias e já estão obtendo resultados positivos. Os estagiários são sempre renovados, possibilitando que todos tenham a mesma experiência.

Mensalmente os grupos de estágios na área da saúde se encontram para trocarem experiências. O grupo espera que os outros gostem dos projetos e passem a desenvolver algo semelhante nos outros bairros, já que cada bairro tem necessidades diferentes.

Os outros alunos de Enfermagem que estão envolvidos no projeto são Janaina Carla Faria e Luciana Ovídio de Lima e do curso de Psicologia são Kátia Valério Batista, Gisiani Camargo e Renato.