Saúde

“Estamos em momento crucial”, diz médico sobre combate ao coronavírus



“Estamos em momento crucial”, diz médico sobre combate ao coronavírus

O médico infectologista Márcio Gaggini alertou nesta sexta-feira, 20, durante entrevista à Rádio Difusora, que a guerra invisível travada contra o coronavírus entra numa fase que ele considera “crucial”. Com 10 casos suspeitos e ainda nenhum positivo, Fernandópolis montou plano especial para vacinar todos os idosos acima de 60 anos contra a gripe influenza e está concluindo as reformas para abrir a Unidade 2 da Santa Casa, com entrada exclusiva e isolada do resto do hospital para atender casos do coronavírus que exigirem internação, além de uma ala isolada na UTI. 
“A preocupação é imensa, porque o vírus está por todo o estado de São Paulo e não se está dando a ele o devido respeito. É preciso respeitar esse vírus e entender que a situação é muito séria”, disse o médico que enalteceu as medidas corajosas adotadas pelo prefeito André Pessuto de impor restrições para conter a epidemia.
Todos os casos de síndrome gripal atendidos na rede de saúde estão sendo considerados casos suspeitos de Covid 19. O médico criticou a demora na realização de exames. “Tem exames que solicitamos há 10 dias e ainda não temos resultado. O governo federal não se preparou para isso”, avaliou. “Temos que salvar quem está no grupo de risco, os idosos. Por isso, a recomendação expressa para os casos suspeitos é que permaneçam em isolamento domiciliar e, dentro de casa, em isolamento social”, assinalou.
De acordo com o médico, os dez casos suspeitos notificados até esta sexta-feira, 20, não são graves e a Vigilância Epidemiológica tem feito o acompanhamento diário. Durante a entrevista, o médico recebeu a informação que dois desses casos apresentaram resultado negativo para coronavírus. 
O médico estima que as próximas três semanas darão uma ideia se as medidas adotadas em Fernandópolis deram certo ou se será necessário amplia-las.  Ele lembrou ainda que todo caso com quadro pulmonar grave, com sintomas gripais que levem paciente a óbito, serão tratados como coronavírus. 
Gaggini ressaltou que a rotina dos profissionais de saúde já foi alterada e deve ser mais intensa nas próximas semanas. “Minha vida, a vida dos demais médicos, dos profissionais de saúde, será critica daqui para a frente. Já estamos nos preparando para nos isolar de nossas famílias para evitar transmitir o vírus”, disse emocionado. “A gente precisa muito da população. Não adianta estarmos na linha de frente do combate ao coronavírus sem o apoio da população”, apelou.

VACINAÇÃO DOS IDOSOS

VACINAÇÃO DOS IDOSOS

A Secretaria de Saúde do Município adotou um plano estratégico para a vacinação dos idosos contra a gripe H1N1 (influenza). Neste sábado, 21 (das 8 às 17 horas), e domingo, 22 (das 8 às 12 horas), as UBSs – Unidades Básicas de Saúde estarão abertas exclusivamente para vacinação dos idosos.
A médica Nadia Mattia disse que será um grande desafio, mas destacou a importância de todos os idosos acima de 60 anos tomarem a vacina contra a gripe. Segundo ela, para evitar aglomeração dentro da UBS, as pessoas serão mantidas do lado do fora e pequenos grupos vão ingressar no recinto para a vacinação. 
A médica lembrou ainda que a partir de segunda-feira, 23, algumas UBSs vão atender apenas pacientes com síndromes gripais e casos de emergência. Os atendimentos ambulatoriais serão suspensos de rotina neste período.  “São Unidades em pontos estratégicos nos bairros Planalto, Paulista, Ipanema, Brasitãnia e Cohab Antônio Brandini”. A UBS do Pôr do Sol, ficará exclusiva para vacinação de rotina de crianças e adultos, emissão de receita de medicamentos controlados e gestantes. O prefeito autorizou a liberação de medicamentos de uso controlado para um período de 60 dias. Com essas medidas, a Saúde pretende iniciar um rodizio entre as equipes para não prejudicar o atendimento.