Meio Ambiente

"Estamos multando quem suja as estradas rurais por crime ambiental", alerta prefeito



"Estamos multando quem  suja as estradas rurais por crime ambiental", alerta prefeito

Um hábito antigo e muito praticado por moradores da maioria das cidades brasileiras está prestes a acabar ou no mínimo diminuir pelo menos no município de Fernandópolis. Jogar lixo e entulho nas vias é um costume tão velho quantos as cidades. 
Mas, para combater ou inibir essa conduta criminosa, as Polícias Militar e Ambiental e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Fernandópolis irão fiscalizar e multar os cidadãos que descartarem entulhos ou lixo irregularmente tanto em locais públicos como em vias rurais.
“Estamos multando várias pessoas que sujam as estradas rurais de Fernandópolis e alguns bairros. Estamos pegando em flagrante inclusive. Ainda é pouco, mas estamos cansados de ficar limpando, gastando dinheiro com isso, e algumas pessoas ficarem jogando entulho, sofá, etc.”, escreveu o prefeito André Pessuto em sua rede social.
Em diversos pontos da cidade, é possível encontrar utensílios e domésticos, lixo domiciliar e até entulhos descartados irregularmente mesmo nos casos em que estão colocadas placas de advertência sobre essa atitude criminosa. 
“Nunca tiveram coragem de mexer com isso, mas sinceramente cansamos”, desabafou o prefeito.
A multa para quem for flagrado é embasada na Lei Municipal de Resíduos Sólidos 4.656/2017, onde a ação infringe os Artigos 11º c/c 18º. 
Segundo as equipes formadas pelas Polícias Militar e Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente, para fazer uma denúncia, pode encaminhar anonimamente para a Ouvidoria da prefeitura, inclusive com foto, que serão tomadas as providências necessárias e a autuação do responsável quando identificado. As denúncias podem ser feitas por meio do WhatsApp da Ouvidoria Municipal (17) 99729-4550 ou consultar a Secretaria de Meio Ambiente para informações pelo telefone (17) 3463-9014.