Polícia

Estelionatários aplicam “golpe da lista telefônica” na região



Estelionatários aplicam “golpe da lista telefônica” na região
A polícia tem constatado o crescimento, na região de São José do Rio Preto, de crimes de extorsão praticados através de telefone, chamado de “golpe da lista telefônica” ou “das páginas amarelas”.

A ação começa com uma ligação para alguma empresa. Se um diretor atender, a ligação é interrompida. Porém, se o atendente for uma secretária ou estagiária, os vigaristas iniciam o golpe. Afirmando já existir um contrato fechado com a empresa, para “publicidade nas Páginas Amarelas”, eles solicitam o número do CNPJ, os nomes dos sócios da empresa e os bancos com os quais trabalham.

Posteriormente, a empresa recebe boletos bancários de pagamento do “serviço de publicação” de anúncios da empresa nas páginas amarelas. Os estelionatários ameaçam a empresa com protestos em cartório, inclusão nas listas do Serasa e até “bloqueio de bens”.

Uma vítima de São José do Rio Preto disse que “eles são muito convincentes, falaram que existe uma legislação especial que permitia esse bloqueio”. Essa vítima perdeu cerca de R$ 1,5 mil.

A polícia alerta para que não se forneça dados cadastrais por telefone, em nenhuma hipótese.