Meio Ambiente

Estiagem começa mais cedo: Fernandópolis completa um mês sem chuva



Estiagem começa mais cedo: Fernandópolis completa um mês sem chuva
Queimada no dia 8 de maio na zona norte da cidade

Fernandópolis já contabiliza um mês de estiagem, com zero registro de chuva. O último dado é de 18 de abril, um chuvisco de  0,25 mm. Chuva mesmo ocorreu no dia 13 de abril com 31 mm, conforme dados disponibilizados pela Estação do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas .

O mês de maio que tradicionalmente é caracterizado por temperaturas amenas, desta vez vem registrando temperaturas de verão. Até sexta-feira, 17, em apenas um dia (no dia 15), a temperatura ficou abaixo de 30 graus. Com a passagem de uma frente fria que conseguiu romper a bolha de calor sobre o Sudeste, a temperatura máxima no dia chegou a 27°. Na maioria dos dias, os termômetros andaram pela casa dos 33° a 35°.

Segundo os meteorologistas, a região Sudeste continua em uma área com alta pressão atmosférica, funcionando como um bloqueio contra a massa de ar polar que vem da região Sul.

Como consequência da estiagem que já dura um mês, a região registra aumento de queimadas. Em Fernandópolis, várias ocorrências foram registradas. A mais grave ocorreu no dia 8 na região dos bairros Jardim Vitória e São Carlos na zona norte da cidade. O fogo se alastrou por extensa área de vegetação próximo ao campus universitário da FEF. Bombeiros tiveram que trabalhar até a madrugada para controlar o fogo com apoio de caminhões pipas da prefeitura e de empresa da cidade.