Geral

“Estou horrorizada com abandono que encontrei no cemitério”



“Estou horrorizada com abandono que encontrei no cemitério”

Feriado de quinta-feira, 21 de abril. Dona Irene dos Anjos Mariani Silva, moradora da Brasilândia, quis aproveitar o dia para uma visita ao Cemitério da Consolação, que a população chama de Cemitério Novo. 
Indignada com o que encontrou decidiu protestar. Quando o programa começou às 10 horas, ela encaminhou a seguinte mensagem ao Rotativa no Ar da Rádio Difusora que acabara de entrar no ar. 
“Eu sou a Irene, ouvinte assídua da rádio Difusora, aproveitei o feriado para visitar o túmulo dos meus pais no novo cemitério da cidade, estou horrorizada com a situação de abandono que encontrei aqui, vou enviar as fotos que tirei”. E disparou sete fotos que fez no cemitério (algumas delas ilustram essa matéria) para comprovar o que estava dizendo.
Após as fotos, a cobrança. “Cadê o retorno dos impostos que nós pagamos, que não são baratos?” E um pedido: “Gostaria de um posicionamento do poder público, por favor, vocês têm maior visibilidade para este caso”.
Maria de Carvalho, do Jardim Alto das Paineiras, também reforçou a crítica. Ela esteve no Velório e foi ao Cemitério da Consolação e ficou chocada com o matagal que toma conta do local. “É até difícil andar entre os túmulos”, alertou
OUTRO LADO
Apesar do feriado e ponto facultativo, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura emitiu nota sobre o assunto. Lembrou que desde 2017 a prefeitura vem realizando um trabalho para resolver o problema dos túmulos abandonados em mau estado de conservação. Foram identificados na época 562 túmulos e jazigos na condição de abandono. Os proprietários das áreas foram notificados sob pena de reversão da área ao patrimônio municipal. É de responsabilidade do proprietário a manutenção do túmulo e jazigo.
“No ano passado recapeamos os dois cemitérios, mesmo recebendo críticas, mas as ruas estavam intransitáveis para os pedestres. Esse recapeamento já ajudou e muito na melhoria visual e de acessibilidade. Em 2020 entregamos a nova Capela Ecumênica no Cemitério da Saudade, sonho antigo. Retiramos aquele entulho que estava lá e no local construímos acolhedora capela e vários novos túmulos 'gaveta'. O local passa por melhorias constantes”, diz nota.
Segundo ainda a nota da Comunicação, a “prefeitura realiza a manutenção frequente dos cemitérios, e está no cronograma para uma nova manutenção nos próximos dias. O ponto considerado mais crítico é no cemitério da Saudade (mais antigo) que existem muitos pontos interno na terra. O local também já vem recebendo melhorias”, conclui a nota.